1º Encontro de Conscientização do Autismo reúne grande número de pessoas em Muriaé

Aconteceu na manhã de sábado (6), no Teatro Zaccaria Marques, em Muriaé, o 1º Encontro de Conscientização do Autismo, promovido pela Associação Muriaeense do Autismo (AMA). Mais de 200 pessoas compareceram ao evento, que aconteceu em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

O evento teve a organização do Dr. Ênio Moreira Bernardo e sua esposa Geane Mendes Barbosa Bernardo. O casal revelou que buscou uma participação mais intensiva quanto à conscientização sobre o Autismo após o diagnóstico do filho, de seis anos, portador do transtorno.

Em sua palestra, Dr. Ênio abordou o tema “Tratamento Médico no Transtorno do Déficit Autista”. Segundo ele, o aumento exponencial do número de casos nos últimos 50 anos também influenciou na evolução dos tratamentos médicos, que já se aproximam de uma cura totalmente efetiva. “Mudou muito o paradigma de que o portador não tinha tratamento ou evolução. Eram pessoas marginalizadas. Mas hoje temos bons tratamentos, efetivos, inclusive com a condição de tirar a criança do transtorno. E, mesmo que não seja curada, pode ter uma vida independente, estudar e trabalhar. Ainda vamos avançar muito em novas terapias que estão surgindo”, explicou.

Os participantes acompanharam também a palestra “Como garantir os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, com o advogado e professor do UNIFAMINAS Eduardo de Assis Pinheiro. Segundo ele, a intenção foi levar informações importantes a respeito dos direitos garantidos por lei aos portadores do transtorno. “Existem leis em todas as esferas que garantem direitos a essas pessoas e hoje buscamos esclarecer, principalmente aos pais, como garantir de fato esses direitos. Se atualmente não têm acesso a eles, possuímos meios jurídicos para garantir esse acesso tão importante”, explicou. “Agradeço pelo convite e fico imensamente feliz em ver uma quantidade tão grande de pessoas empenhadas nesta causa tão nobre”, disse Eduardo.

Geane Mendes, uma das organizadoras, disse que despertar na sociedade a conscientização sobre o tema refletirá no aumento do respeito e tolerância para com os portadores do transtorno do espectro autista. “Com certeza, a partir deste evento, teremos muitos multiplicadores, para levar essas informações e esclarecimentos para toda a sociedade. Tivemos muitos profissionais presentes, de diversas áreas, buscando orientações para receber essas crianças com mais qualificação e preparo”, avaliou.

Dr. Ênio Bernardo finalizou com um agradecimento. “Agradecemos a presença de todos, a parceria de quem nos ajudou na organização, aos pais, à AMA, à Prefeitura, através do prefeito Grego e dos colaboradores, e todos os demais envolvidos. Muita gratidão por abraçarem a causa”, concluiu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *