Search
Close this search box.

AABB Comunidade

Grupo de Dança da AABB Comunidade se apresenta em evento contra o trabalho infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi comemorado em Muriaé, na quarta-feira (12), com apresentações culturais em frente ao Centro Administrativo Municipal. O evento foi promovido pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A primeira apresentação do dia foi do Grupo de Dança do projeto AABB Comunidade. Houve também uma peça teatral apresentada pelo CRAS do distrito de Vermelho.

O projeto AABB Comunidade, que existe há mais de 20 anos em Muriaé, age através de parceria entre a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Prefeitura Municipal e Fundação Banco do Brasil. Durante todo o ano, o projeto atende a cerca de 120 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, disponibilizando uniformes, material didático, de higiene pessoal, alimentação, reforço escolar e incentivando a prática esportiva.

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto em Muriaé, Walkiria Carvalho Rocha Gonçalves, as atividades acontecem três vezes por semana, no período da manhã, sempre no contra turno escolar das crianças e adolescentes atendidos. “São diversas atividades, desde aquáticas e esportivas, até danças, literatura e conscientização sobre o meio ambiente, por exemplo”, explicou.

Ainda de acordo com Walkiria, em maio foi realizada uma mostra de Artes, no estilo “vernissage”, com releituras de pontos turísticos de Muriaé feitas pelos alunos do projeto e também está programada uma festa caipira, com danças e comidas típicas. “As crianças se sentem muito felizes ao serem convidadas para apresentações como esta. Ficam motivadas e se sentem valorizadas, além de aprenderem sobre seus direitos e deveres, neste dia que tem como tema o combate ao trabalho infantil”, resumiu Valquíria, agradecendo ao apoio da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Pedagógica da Prefeitura e da presidente da AABB Muriaé, Rita de Cássia Santos.

Também presente ao evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Alex Reis Pedrosa, o “Leleco”, afirmou que a data traz uma reflexão sobre o quanto a sociedade já avançou no combate ao trabalho infantil, mas também que ainda há um longo caminho a percorrer. “Existem algumas culturas e paradigmas que precisam cair por terra, como ‘criança tem que trabalhar’ ou ‘o trabalho dignifica a criança’. Lugar de criança é na escola e no convívio familiar e contamos com o apoio de toda a sociedade para atingirmos cada vez mais este propósito, de afastar as crianças do trabalho infantil”, avaliou o secretário.

Deixe um comentário

Outras Notícias