Search
Close this search box.

Academia Muriaeense de Letras lança sua primeira revista

Arquivo pessoal/Facebook AMLE
Arquivo pessoal/Facebook AMLE

As ações da Academia Muriaeense de Letras, desde o seu surgimento até os dias atuais, foram eternizadas em uma revista. No periódico, pode-se encontrar o histórico da academia (de 2012 a 2015), os acadêmicos e patronos, a instalação e posse, um tributo ao patrono da AMLE, Paulo Fraga, além de registros e fotos de eventos que os acadêmicos participam.

“Esta edição, carinhosamente nomeada por nós da diretoria como Edição Histórica, visa apresentar os acadêmicos e seus patronos, a estrutura da academia, o estatuto, os principais eventos e atividades realizadas desde 2012, quando na sala da Biblioteca Municipal, num esforço conjunto com pessoas de boa-fé, com apoio da Fundarte, a academia foi aos poucos sendo criada e alicerçada”, conta a presidente da AMLE, Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes.

Com o lema “Ars una, species mile” (“A arte é única, muitas as espécies”, na tradução em português), a revista, segundo a presidente, expõe de forma enfática o perfil da academia. “Somos 30 acadêmicos, dotados de particularidades especiais, diferentes estilos, grande conhecimento e, sobretudo, dotados de mentes valiosas, que aqui se somaram, se multiplicaram, para estar representando, culturalmente, a sociedade muriaeense e região, também com esta primeira edição”, afirma.

A AMLE é uma associação civil sem fins lucrativos cuja finalidade é a difusão dos valores culturais que engrandecem a pessoa e suas manifestações como o ser, o culto da língua e da literatura em suas diversas manifestações.

Com o lançamento da revista cuja proposta inicial é de tiragem bimestral, a presidente afirma que se estará veiculando o pensamento, o conhecimento artístico, cultural e literário dos acadêmicos. “Além de entusiastas e sonhadores, poetas, escritores, articulistas, mestres da língua e escrita, historiadores, contadores de ‘causos’ e artistas, seremos sempre para a AMLE pessoas de boa-fé. E assim gostaríamos de ser eternizados”, diz.

Arquivo pessoal/Facebook AMLE
Arquivo pessoal/Facebook AMLE

Durante o lançamento da revista, que aconteceu no dia 20 de dezembro, no Teatro Belmira Vilas Boas, também foram empossados três novos membros que foram convidados e aprovados pela academia, de acordo com o seu estatuto: Emília Castro Montezano Goulart (cadeira nº 6 – patrono Lúcio Gusman), Elder José Dala Paula Abreu (cadeira nº 8 – patrono Antônio Viçoso Magalhães) e Avany Barros da Silva Melo (cadeira nº 14 – patrono Lydio Machado Bandeira de Mello).

As capas/vestimentas oficiais da AMLE foram doadas pela Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores, e na solenidade, cada um recebeu a sua para representar a academia e usá-las oficialmente.

Deixe um comentário

Outras Notícias