Search
Close this search box.

APAE Muriaé realiza confraternização e inaugura Centro-Dia em homenagem a Mônica Vidon

Solenidade também marcou diplomação de formandos da Escola Walter Vasconcelos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Muriaé e a Escola Estadual de Educação Especial Walter Vasconcelos realizaram uma grande festa na sexta-feira (14). O evento serviu como confraternização de fim de ano para equipe de trabalho, alunos e familiares, mas também marcou a entrega de diplomas aos formandos do 8º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inauguração do Centro-Dia de Referência para a Pessoa com Deficiência “Mônica Vidon Alvarenga”. Houve apresentações de danças dos alunos.

O Centro-Dia é uma unidade de atendimento a jovens e adultos com deficiência, entre 18 e 59 anos, que muitas vezes não encontram oportunidades no mercado de trabalho e têm dificuldades com a socialização. Nesta unidade, são desenvolvidas atividades que permitam a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência.

De acordo com o diretor clínico da APAE Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira, há muito tempo a instituição tenta viabilizar a criação do Centro-Dia. Ele afirma que a conquista trará muitos benefícios aos usuários. “É um passo muito importante para a convivência destas pessoas com deficiência, que muitas vezes não são incluídas no mercado de trabalho. É uma maneira de fazerem atividades diversas, de mostrarem as eficiências que cada um tem dentro de suas deficiências. É um sonho que APAE Muriaé está realizando”, afirmou o médico.

Homenagem a Mônica Vidon Alvarenga – O batismo do Centro-Dia com o nome de Mônica foi uma forma de homenagear a ex-professora, que morreu há 10 anos e deixou muitas saudades na entidade, onde era muito querida e teve vários anos de atuação. “Estamos honrados e felizes, realizando um sonho que também era um desejo da Mônica. Ficamos felizes com a presença da família, pois fizemos tudo com muito amor e carinho”, disse Valéria Cristina Silva Gonzalez Martinez, diretora da Escola Estadual de Educação Especial Walter Vasconcelos.

Marli Vidon Alvarenga, mãe da homenageada, também esteve presente e agradeceu o empenho da entidade em manter o bom trabalho que sua filha buscou desenvolver. “Todos nós temos um tempo de passagem por aqui e quando colocamos nossos dons a serviço da comunidade, é ótimo. A Mônica fez isso e as pessoas que continuaram sua trajetória aqui na APAE e na Escola Walter Vasconcelos também. Um trabalho feito com carinho, cuidado e amor, que valoriza ainda mais a homenagem a ela, o que nos deixa muito satisfeitos e felizes. Agradeço a toda a direção e equipe, concluiu Marli.

Deixe um comentário

Outras Notícias