Search
Close this search box.

Apae-Muriaé realiza Fórum Local de Autogestão/Autodefensoria e Família

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Muriaé, realizou em sua sede, na tarde de quarta-feira (4), o Fórum Local de Autogestão/Autodefensoria e Família, com o tema “A Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência”, voltado para os pais e usuários da Instituição.

Em sua programação, o evento contou com a palestra da psicóloga Rosângela Simão, que abordou o seguinte assunto: “A Cidadania da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla no Município de Muriaé”.

De acordo com Rosângela Simão, é muito importante que cada cidadão tenha seus direitos e deveres garantidos de acordo com a Constituição de seu país. “Mostrei aos usuários e aos seus pais e responsáveis o que seria o Programa de Autodefensoria, presente nas Apaes do Brasil inteiro. É um programa no qual usuários escolhidos, previamente, através de uma eleição, podem representar seus colegas em reuniões da Instituição feitas em qualquer lugar do país na busca de inserção e empoderamento na sociedade

Após a palestra da profissional, foram abordadas discussões entre grupos formados por familiares, pessoas com deficiência intelectual e gestores.

Segundo a diretora da Apae-Muriaé, Marise Santos de Andrade, o Fórum acontece a cada dois anos, onde, por determinação da Federação Nacional e Estadual das Apaes, é escolhido um tema a ser discutido com os usuários e com as famílias.

“Os temas sempre têm a ver com cidadania e com políticas públicas. Neste ano, o tema escolhido abordou a questão do acesso ao trabalho, ao emprego para os cidadãos com deficiência e como estas atividades acontecem na comunidade. São discutidos, por exemplo, pontos como respeito, cotas e vagas em concursos públicos. No Fórum também são escolhidos dois autodefensores dos usuários e dois das famílias, que participarão, futuramente, do Fórum Regional das Apaes, que acontecerá em Muriaé, atendendo três regionais: Zona da Mata II, III e IV, no dia 26 de maio, reunindo, no total 31 Apaes”, conta.

Marise Santos de Andrade, diretora da Apae-Muriaé
Rosângela Simão, psicóloga

Deixe um comentário

Outras Notícias