Associados ao Sicoob Credisudeste conquistam várias premiações na Megaleite 2019

Em sua 16ª edição, o evento realizado de 19 a 22 de junho, em Belo Horizonte, mostrou a qualidade dos animais dos pecuaristas ligados à cooperativa de crédito

Quatro pecuaristas associados ao Sicoob Credisudeste venceram em diferentes categorias as exposições de animais da programação da feira Megaleite 2019, realizada em sua 16ª edição de 19 a 22 de junho, em Belo Horizonte. O destaque foi o cooperado Cristóvão José Rabelo (Fazenda São Cristóvão), de Eugenópolis (MG), que faturou oito prêmios, sendo um deles o de campeão nacional do circuito 2018/2019 como melhor expositor da raça Girolando.

Os prêmios foram conquistados nas exposições: reservado Campeão Progênie de Pai, campeão e reservado do Campeonato Novilha Sênior, reservado campeão do Campeonato Vaca Dois Anos Sênior, reservado campeão do Campeonato Vaca Adulta e reservado campeão do Campeonato Vaca Longeva, estes resultados da etapa da Megaleite, além do título de segundo melhor expositor de todo o evento.

O município de Eugenópolis também ficou representado pelo pecuarista e associado Felipe Alves Gomes (Fazenda Volta Fria), campeão do Campeonato Júnior Maior com animal da raça CGC- 3/4 Holandês e 1/4 Gir, também em exposição de animais.

O julgamento dos animais e a vitória dos associados foram acompanhados por 15 cooperados da agência de Eugenópolis, que tiveram o apoio da cooperativa de crédito para a excursão para BH. O gerente local, Rafael Rodrigues Corrêa, se diz orgulhoso com os resultados.

“Estar com eles num evento nacional para acompanhar a premiação enriquece nossa cidade. É muito satisfatório para nós do Sicoob vermos os associados vencendo”, declarou Corrêa.

Dedicação

Outro associado ao Sicoob Credisudeste, Henrique Schuler de Aquino (Fazenda Gameleira), de Muriaé, ganhou dois prêmios com o animal “Cevada Tufão”, da raça Girolando: um no Campeonato da categoria “Bezerra Mirim” e outro na final do evento como Melhor Fêmea Jovem Nacional de 2019.

O pecuarista conta que levou apenas dois animais para a Megaleite, dentre os que mais se destacaram no seu time de pista nos últimos três eventos do segmento realizados em Minas Gerais, sendo um deles a Expoleite das Montanhas realizada em conjunto com a Feagro Muriaé, no mês de abril, promovida pelo Sicoob Credisudeste.

O criador descreve a sensação de conquistar os prêmios. “É uma satisfação muito grande participar da Megaleite. Sou apenas pecuarista, vivo da minha propriedade rural e ganhar um evento desta amplitude é muito importante. Muito feliz por ter a melhor fêmea nacional do ano”, diz Henrique.

Para o pecuarista, os resultados são fruto da dedicação na Fazenda Gameleira, com 43 anos de atividade em Muriaé. “Tudo começou com meu pai, pioneiro na região na inseminação artificial. Nós temos um rebanho bem diferenciado, resultado de dedicação no dia a dia, um trabalho árduo, sem domingos e feriados”, conta.

Henrique de Aquino também destaca a participação do Sicoob Credisudeste nos grandes eventos agropecuários, para ele de suma importância nos negócios dos produtores rurais. “É uma satisfação grande ter a presença da cooperativa nos eventos, pois são onde o Sicoob contribui para os produtores, disponibilizando linhas de crédito e financiamento para compra de animais, máquinas e implementos, com excelentes condições de pagamento. Eu mesmo adquiri animais e máquinas para tratar do rebanho durante a Feagro Muriaé. Tenho certeza de que a própria produção do gado vai pagar o investimento”, finaliza.

Tradição

Quem também voltou vitoriosa para São José do Ubá foi a associada Mila de Carvalho Laurindo e Campos. Ela pertence à terceira geração de pecuaristas da família, que soma 70 anos de tradição em Girolando e Gir puro, e participa desde 2010 de concursos das raças.

Na Megaleite 2019, Mila faturou os títulos de Melhor Macho Jovem com “Bryan” e grande campeão da categoria Bezerro Júnior com o macho “Aquiles”. Os dois animais são criados na Fazenda Recreio, herança da mãe da pecuarista, no Estado do Rio de Janeiro. A propriedade tem cinco touros registrados na central do programa de melhoramento genético da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade a qual está filiada desde 2009.

Mila conta que já foi por três vezes a melhor expositora geral da raça Girolando. “A Megaleite é a feira mais importante e talvez a maior de pecuária leiteira da América Latina. Participar do evento traz visibilidade ao nosso trabalho e agrega valor para os animais, pois trata-se de uma vitrine nacional para a venda de sêmen”, diz.

Para a criadora, o Sicoob Credisudeste tem sido fundamental para a divulgação da raça e no crédito aos pecuaritas. “A cooperativa nos apoiou na feira de genética leiteira que promovemos na fazenda, no final de maio, reservando linhas de crédito para os compradores associados. É uma parceria indispensável”.

O gerente de Negócios do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor afirma ter sido muito gratificante participar da Megaleite 2019. “É um evento de repercussão nacional e internacional, que reúne os melhores e maiores criadores brasileiros da raça Girolando com relação à genética e produção de leite”.

Além da oportunidade de acompanhar e apoiar os cooperados expositores, Clodoaldo destaca o apoio da cooperativa ao levar uma comitiva com 30 associados de Muriaé e região para conhecerem o evento na busca de conhecimento e novas tecnologias a serem aplicadas nos seus currais.

A 16ª Megaleite contou com cerca de 1.800 animais expostos, além de diversas atrações que atraíram 67 mil visitantes nos quatro dias de programação ao Parque da Gameleira, na capital mineira, incluindo de Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Índia, México e Panamá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *