Search
Close this search box.

Campanha de Hanseníase e Verminose é realizada em escolas municipais

A V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose está sendo realizada em Muriaé. A ação tem o objetivo de promover saúde aos muriaeenses, ao reduzir a carga de parasitas e identificar casos suspeitos de hanseníase entre alunos de 5 e 14 anos da Rede Municipal de Ensino.

A campanha teve início dia 12 deste mês, com a participação de 26 escolas municipais, beneficiando aproximadamente 6.400 estudantes. “Esta é uma importante ação estratégica de vigilância de saúde. Objetiva reduzir a carga de parasitas e identificar casos suspeitos de hanseníase”, frisa a coordenadora da Vigilância em Saúde e Epidemiologia de Muriaé, Laura Freitas.

Para detectar os casos de hanseníase é utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem, o qual os estudantes entregam para pais ou responsáveis devolverem à escola preenchido. As fichas são analisadas pelos profissionais e os casos suspeitos são encaminhados à unidade de saúde para avaliação e início do tratamento (em caso de confirmação diagnóstica). Já para reduzir as verminoses, está sendo administrada, também com autorização de pais ou responsáveis, uma dose de Albendazol 400mg, medicamento comprovadamente eficaz e utilizado em vários países.

“A realização dessa ação nas escolas está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que preconiza o uso de medicação de forma periódica como medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e suas complicações. O objetivo é promover saúde para os muriaeenses”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira. A campanha na cidade conta com a participação dos setores de Vigilância em Saúde, Atenção Básica de Saúde, Epidemiologia e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Créditos: ASCOM PMM

Deixe um comentário

Outras Notícias