-

Capacitação leva conhecimentos sobre ostomia para profissionais da Saúde

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde passaram por capacitação na quarta-feira (1º), para adquirirem conhecimentos sobre cuidados com pessoas que passaram pelo procedimento cirúrgico ostomia. O evento abordou sobre a assistência e cuidados aos pacientes, a fim de aprimorar atendimento.

Ostomia é uma cirurgia em que se realiza para uma abertura no abdômen em função de algum problema no intestino ou na bexiga para eliminação de fezes ou urina. Durante o encontro, foram apresentados temas como estomias intestinais e urinários, rotina e correta de troca de bolsas coletoras, ferramenta de avaliação do paciente estomizado, entre outros. “Como a demanda desse tipo de cirurgia vem aumentando, é necessário repassar informações mais direcionadas para os profissionais, assim como esclarecer eventuais dúvidas sobre atendimento aos pacientes”, conta a enfermeira e consultora educacional da Coloplast (empresa fabricante de produtos pós-cirúrgicos), Camila Neiva.

A microrregião de Muriaé possui 80 pacientes com ostomia, sendo 50 deles da cidade. Para a enfermeira e integrante do grupo de ostomia da Secretaria de Saúde de Muriaé, Luciana Carvalho, o encontro foi importante para reciclar conhecimentos e proporcionar o aprendizado de novas técnicas. “Desta forma, os profissionais das unidades de saúde poderão prestar um melhor atendimento aos pacientes”, afirma.

Créditos: ASCOM PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *