Centro Viva Vida/Hiperdia comemora dois anos de funcionamento

Centro Viva Vida Hiperdia comemora dois anos de funcionamentoO Centro Integrado Viva Vida/Hiperdia de Muriaé comemorou na manhã desta quarta-feira(15), dois anos de funcionamento. Para celebrar a data, tendas de serviços foram montadas na parte externa da unidade, para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão, informações nutricionais, entre outras atividades, para o atendimento à população. Estiveram presentes o prefeito Aloysio Aquino, a secretária adjunta de Saúde, Denise Araújo, médicos e funcionários do Centro Viva Vida/Hiperdia e da Casa da Criança.

De acordo com o prefeito Aloysio Aquino, o centro integrado representa um avanço na área de saúde do município, atendendo a casos graves de doenças renais, hipertensão e diabetes, assim como às gestantes e recém-nascidos em situação de risco. “É, sem dúvida, uma grande conquista para os muriaeenses”, afirma.

No cuidado com as crianças, a instituição realiza um trabalho contra a mortalidade infantil, oferecendo acompanhamento de pediatra, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, enfermeira e psicóloga, além de prestar toda assistência e orientação às mães.

Segundo o pediatra Cristiano Canêdo, nestes dois anos, 455 bebês prematuros, desnutridos e com sérios problemas de saúde receberam tratamento e todos eles serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar até a idade escolar. “Este é um serviço que não existia na cidade e muitas dessas crianças eram tratadas fora de Muriaé”, destaca o especialista. “Hoje são tratadas aqui, com um atendimento rápido e diferenciado, o que tem reduzido, e muito, a mortalidade infantil no município.

Hoje, o ‘Viva Vida’ é referência na região no atendimento a pacientes de alto risco. Além de Muriaé, a unidade recebe encaminhamentos de outros dez municípios da microrregião – Rosário da Limeira, Barão do Monte Alto, Miradouro, Vieiras, Patrocínio do Muriaé, Antônio Prado de Minas, São Francisco do Glória, Eugenópolis, São Sebastião da Vargem Alegre e Miraí.

Para Simone Moreira, coordenadora do centro, comemorar estes dois anos de início das atividades é uma “alegria imensa”. Para ela, o apoio dos funcionários, colaboradores e pacientes tem sido fundamental para o sucesso da instituição.

No Centro Hiperdia, com base nos prontuários de atendimentos, os resultados são expressivos. Com o tratamento, houve melhora em 70% dos casos de diabetes, sendo evitadas, portanto, as complicações, internações e riscos de morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *