Search
Close this search box.

Cerca de 400 atletas, de 22 escolas, estão participando do JEM 2016

DSC_0675Os Jogos Estudantis de Muriaé 2016 foram abertos oficialmente na tarde desta segunda-feira (11), no Ginásio Municipal Rodrigo Flores de Abreu (Rodrigão). Cerca de 400 atletas, de 11 a 17 anos, de 22 escolas da cidade das redes pública e particular, estão participando da 31ª edição do JEM.

Durante a abertura, os estudantes desfilaram representando suas escolas. Em seguida, a estudante Estter Tavares de Andrade carregou a tocha pela quadra do ginásio até a Pira Olímpica, que foi acesa.

O prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, que fez o pronunciamento declarando aberto o JEM, afirma que 2016 é um ano marcante para o esporte de Muriaé. A cidade está na rota de passagem da Tocha Olímpica – Jogos Olímpicos Rio 2016, que passará pelo município no dia 16 de maio, data em que Muriaé completa 161 anos de emancipação político-administrativa. “Neste ano olímpico, em que a Tocha Olímpica, símbolo dos Jogos, passará por Muriaé, eu desejo a todos sucesso nas competições. Este ano é um ano ímpar para se investir no esporte e, assim, estimular nosso jovens à prática esportiva”, destaca.

A estudante Estter Tavares de Andrade carregou a tocha pela quadra do ginásio até a Pira Olímpica
A estudante Estter Tavares de Andrade carregou a tocha pela quadra do ginásio até a Pira Olímpica

O JEM é uma etapa municipal que seleciona atletas que vão representar a cidade na etapa regional. Este ano, o JEM está sendo disputado nas modalidades: handebol, futsal, vôlei, basquete e natação, nas categorias masculino e feminino.  As partidas e disputas acontecerão até o dia 29 de abril, no Ginásio Municipal Rodrigo Flores de Abreu (Rodrigão) e no Colégio Santa Marcelina.

O superintendente de Ensino, Sandro Carrizo, afirma que o esporte e a cultura são alternativas para a formação dos estudantes. “O JEM é extremamente importante, porque os jogos congregam todas as escolas municipais, particulares e estaduais, em uma festa que é muito bacana, que é a festa do esporte. O JEM é um instrumento de formação de cidadania, de atletas e de construção de um mundo melhor. O esporte é uma ferramenta muito importante de combate à marginalidade e à exclusão”, considera.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do JEM o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Vander Gonçalves, a secretaria municipal de Educação, Maria Cristina Navarro, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino Sigiliano, a diretora geral da Fundarte, Gilca Napier, vereadores, além de diretores, professores e atletas.

Deixe um comentário

Outras Notícias