Search
Close this search box.

Cineasta Euler Luz lança dois curtas na 1ª Mostra de Cinema de Muriaé

Muriaé terá sua 1ª Mostra de Cinema com a exibição de seis curtas-metragens produzidos na região, alguns deles premiados. O evento, que acontecerá na sexta-feira (29) e no sábado (30), a partir das 19h30, no Teatro Municipal Belmira Villas Boas, contará com debates, workshop e com a presença de seus realizadores. A entrada é gratuita.

Durante a Mostra, serão exibidos dois curtas inéditos: “A Tua Presença” e “Ubuntu – Sou Porque Somos”, ambos do cineasta e produtor muriaeense, Euler Luz. Além do lançamento, outro filme de Euler a ser exibido será “Sapato Vermelho”, que foi premiado como o Melhor Filme do IV Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco e que fez parte da Seleção Oficial do VII Festival Internacional de Cinema de Lisboa (FESTin).

Além dos filmes de Euler Luz, serão exibidos: “A Luta”, de Bruno Bennec; “Como Era Gostoso o Meu Príncipe”, de Fernanda de Paula, “Do Lado de Fora” de Matheus Peçanha e Paulo Vinicius e o teaser do filme “Marinas”, de Rafael Garcia, que se encontra em pós-produção.

Em conversa com o Jornal A Notícia, os cineastas Euler Luz e Fernanda de Paula esperam que o evento possa fomentar a cultura e facilitar o acesso do público muriaeense aos filmes produzidos por profissionais locais. “Estamos com grandes expectativas para esta 1ª Mostra de Cinema de Muriaé. Já produzimos filmes há um tempo e percebemos a demanda das pessoas que têm o interesse em conhecer obras feitas na região. Então, resolvemos, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Alcyr Pires Vermelho, criar esta Mostra que contará com um espaço excelente para que todo o público possa assistir filmes premiados, com grande qualidade técnica e voltados para todas as idades” disseram.

De acordo com Euler e Fernanda, para ampliar a oportunidade, optaram por exibir, nos dois dias da Mostra, a mesma programação, que reúne os seis curtas. “Assim todos poderão escolher o melhor dia para assistir as obras”, contam.

Todos os curtas possuem temática variada e contemporânea. Entre eles, podemos citar o bem-humorado “Como Era Gostoso o Meu Príncipe”, que foge dos moldes dos contos de fada quando a princesa recebe propostas machistas de seu “príncipe-sapo”. A obra, lançada em 2015, foi premiada pelo Ministério da Cultura e exibida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Os lançamentos que estarão na Mostra abordam temas atuais que exploram conceitos antropológicos e psicológicos. “A Tua Presença” conta a história de Tolentino, um cidadão que se encontra atormentado, pelo surgimento em seu caminho, de um insólito personagem. Já “Ubuntu – Sou Porque Somos”, gravado na tradicional Escola São Paulo, conta sobre a rivalidade de duas equipes de alunos que participam de uma gincana. Para acalmar os ânimos exaltados, um professor explica a eles a filosofia africana chamada Ubuntu.

Sem dúvida, a 1ª Mostra de Cinema de Muriaé será um ótimo programa cultural para toda a família.

Programação:

UBUNTU – SOU PORQUE SOMOS

Direção Euler Luz

Sinopse: História da rivalidade entre duas equipes de alunos, que se preparam para um confronto em uma gincana escolar. Para acalmar os ânimos exaltados, um professor explica a eles a filosofia africana chamada Ubuntu. Durante um treino, Camila, uma das competidoras, se acidenta e fica fora da corrida que disputaria com Mariana. Seria a vitória antecipada de Mariana? Ou Mariana entendeu o verdadeiro significado de Ubuntu? 15 min.

EQUIPE TÉCNICA

Direção e Roteiro: Euler Luz

Direção de Fotografia: Raphael Phields

Produção e Arte: Fernanda de Paula

Assistente de Direção: Teresa Cristina Pontes

Assistente de Produção: Germana Luz

ELENCO

Sabrina Pedrosa, Pietra Almeida, Gil Narrara, Célia Couto e Ailton Malta.

A TUA PRESENÇA

Direção Euler Luz

Sinopse: O filme conta a história de Tolentino, um cidadão que se encontra atormentado, pelo surgimento em seu caminho, de um insólito personagem que se autodenomina “Seresteiro, Poeta e Cantor”. Essas interferências acontecem numa freqüência crescente. O que a princípio provocava apenas situações embaraçosas, termina por envolvê-lo em adultério e homicídio. Mas será tudo isso real? 20 min.

EQUIPE TÉCNICA

Direção e Roteiro: Euler Luz

Diretor de Fotografia: Bernardo Mendonça

Produção e Arte: Fernanda de Paula

Assistente de Direção: Fernanda Vieira

Assistente de Arte: Teresa Pontes

Som Direto: Paulo Anomal

Assistente de Produção: Clovis Agostini

Edição e Colorização: Raphael Phields

ELENCO

Helder Carneiro, Bruno Bennec e Fernanda Vieira

A LUTA

Direção Bruno Bennec

Sinopse: O filme é inspirado num fato real ocorrido na década de 30. Conta a história do garoto Tininho e sua expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis contra Max Schmeling. Um momento de descobertas e novidades, o futuro começava a chegar um pouco mais rápido, e os sonhos, ultrapassando novos limites. 15 Min.

EQUIPE TÉCNICA 

Direção: Bruno Bennec

Roteiro: Cesar Rodrigues

Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche, Abc

Primeiro Assistente de Fotografia: Juliano Braz (Kibe)

Assistente De Produção: Clovis Agostini

Montagem: Tuna Mayer

Som Direto: Sergio Scliar

Trilha Sonora Original: Roberta Campos

ELENCO

Leandro Coimbra, Luiz Gustavo Pereira, Ana Regina Inácio, Emmanuelle Dias Inácio,  Gabriel Vitor Rodrigues, Pietra Marin, Ailton Malta, Andréia do Valle, Euler Luz, Marcelo Costa, Carlos Scalla, Eduardo Dascar e Marco Andrade.

COMO ERA GOSTOSO O MEU PRÍNCIPE

Direção Fernanda de Paula

Sinopse: Conta a fábula de uma princesa independente e autoconfiante que, enquanto passeava por um lago, encontra uma rã enfeitiçada por uma bruxa, que voltará a ser um príncipe com um beijo seu. A rã faz uma proposta super machista e a descolada princesa se esquiva de uma maneira engraçada e inesperada, porém, determinante. 5 min.

EQUIPE TÉCNICA

Direção e Roteiro:  Fernanda de Paula Silva

Produção: Teresa Cristina Pontes Barros

Direção de Fotografia e Montagem: Paula Maria A. F. Massieux

Direção de Arte: Carla Maria de Paula Silva

ELENCO

Jandiara Macedo, Cleverson Soares e Boris Massieux

DO LADO DE FORA

Direção Matheus Peçanha e Paulo Vinicius

Sinopse: Plínio é um garoto de dez anos que vai viver com a avó no campo. Entediado com a nova casa, sua vida começa a mudar quando ele ganha um boneco chamado Frank. 20’.

EQUIPE TÉCNICA

Direção e Roteiro: Matheus Peçanha e Paulo Vinícius Luciano
Direção de Produção: Mariana Ramos e Rafael Mattos
Direção de Fotografia: Felipe Almeida
Direção de Arte e Figurino: Aline Mazzarella
Som direto e Montagem: Thiago Yamachita

ELENCO

Paulo Henrique Oliveira, Emmanuel Corrêa e Castro e Andréa do Valle
SAPATO VERMELHO

Direção Euler Luz

Sinopse: Totonho vivia feliz na roça com sua família até ganhar na loteria e mudar-se para a cidade. Convencido por um amigo a arranjar uma amante, o inexperiente aventureiro acaba por tropeçar em um indiscreto sapato vermelho. 20 min.

EQUIPE TÉCNICA

Direção e Roteiro: Euler Luz

Direção de Fotografia: Boris Massieux
Direção de Arte: Fernanda de Paula

Assistente de Produção: Germana Luz

Som Direto: Ricardo Canário

ELENCO

Bruno Bennec, Paula Massieux, Ailton Malta, Célia Couto e Monique Franco

Deixe um comentário

Outras Notícias