Search
Close this search box.

Conferência Municipal de Educação é realizada em Muriaé

A Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé realizaram a Conferência Municipal de Educação, nos dias 30 e 31 de outubro, que teve como foco a mobilização social e a apresentação do conjunto de propostas relativas ao monitoramento e avaliação e à efetiva implantação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A abertura do evento, que aconteceu na noite de terça-feira (30), no anfiteatro do Colégio Santa Marcelina, foi marcada por apresentações de dança e pela presença de autoridades e representantes do município.

No segundo dia, a programação contou com a renomada professora Maria Emília Cipriano e com debates. Além disso, foram eleitos delegados que vão representar a cidade na Conferência Territorial de Educação, que será realizada no dia 25 de novembro, em Santos Dumont. Esses representantes levarão às próximas etapas, as propostas apresentadas e discutidas durante a Conferência em Muriaé.

Presente na abertura da Conferência, o prefeito Grego destacou que o evento é um momento importante para se discutir ações que ofereçam educação de qualidade aos muriaeenses e valorização aos profissionais. “É uma oportunidade para construirmos, de forma conjunta, projetos que atendam melhor os alunos e profissionais. Educação é uma das áreas mais importantes para nós, por isso não estamos medindo esforços para investir no setor, aprimorando a qualidade do ensino nas nossas escolas. Desta forma, estamos construindo um novo caminho para Muriaé”, diz.

A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição de Souza, a Nininha, afirma que reunir profissionais da educação é importante para se discutir ideias e ações a fim de melhorar o ensino. “Nesta Conferência, assumimos um compromisso público como agentes transformadores em busca da qualidade da educação oferecida na nossa cidade. Tenho certeza de que esta Conferência será um marco para a educação de Muriaé”, afirma.

Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, consultora educacional e ex-professora, ministrou a palestra de abertura do evento a convite de Nininha. “Esta Conferência foi muito importante não só para Muriaé, mas para todo o Estado de Minas Gerais. Fiquei emocionada ao rever aqui professores com quem trabalhei nas escolas e enquanto fui secretária municipal de Educação. Para mim foi uma ‘aula da saudade’”, diz.

Sandro Areal Carrizo, diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, falou em entrevista ao jornal A Notícia, sobre o evento realizado. “Esta Conferência faz parte da Conferência Estadual de Educação e tem como intuito propor, debater e refletir sobre ações de fortalecimento dos planos municipais e estaduais de educação e, também, reforçar o plano”, conta.

De acordo com Sandro, ocorreram diversas discussões feitas por determinados eixos que, em seguida, foram apresentadas através de propostas. “As propostas serão levadas a um plenário que, ao final serão encaminhadas para a última etapa que acontecerá na cidade mineira de Santos Dumont. Logo após, haverá uma Conferência Estadual e Nacional que acontecerão em Belo Horizonte, em 2018”, explica.

Aproximadamente 400 educadores de escolas municipais, estaduais, privadas e universidades se inscreveram para participar da Conferência Regional, além de secretários de Muriaé e de cidades vizinhas.

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias