Conscientize-se

1º Encontro de Conscientização do Autismo acontecerá neste final de semana

O Teatro Zaccaria Marques receberá neste sábado (6), a partir das 8h30, o 1º Encontro de Conscientização do Autismo, promovido pela Associação Muriaeense do Autismo (AMA). O evento, que contará com duas palestras e recreação para as crianças com a equipe Tio Vovô Play, acontece na mesma semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado em 2 de abril.

As palestras terão como temas “Como garantir os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, com Eduardo de Assis Pinheiro, e “Tratamento Médico no Transtorno do Déficit Autista”, com o Dr. Ênio Moreira Bernardo. O evento é gratuito, visando exclusivamente à conscientização sobre o tema.

De acordo com Dr. Ênio, a participação de pais, profissionais de saúde, representantes do poder público e sociedade é fundamental, já que o tema está em pleno debate pelo aumento do número de casos nos últimos anos. “Saímos de uma estatística de um portador a cada 10 mil nascidos vivos na década de 1970 até chegarmos a um portador para cada 67 nascidos vivos atualmente. Continuando nessa progressão, a perspectiva é de que em 2040 teremos um portador para cada nascido vivo. Com isso, teremos toda uma geração de autistas e o comprometimento da sociedade, com gastos altíssimos com saúde e previdência, por exemplo. É uma epidemia mundial que se dá por vários fatores”, explicou o médico.

Por outro lado, com maior conhecimento a respeito do transtorno, há avanços também na medicina. Dr. Ênio acredita que, em pouco tempo, será encontrada uma cura totalmente efetiva. “Mudou muito o paradigma de que o portador não tinha tratamento ou evolução. Eram pessoas marginalizadas. Mas hoje temos bons tratamentos, efetivos, inclusive com a condição de tirar a criança do transtorno. E, mesmo que não seja curada, pode ter uma vida independente, estudar e trabalhar. Ainda vamos avançar muito em novas terapias que estão surgindo”, concluiu.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo – O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *