Search
Close this search box.

Delegado de Trânsito de Muriaé alerta sobre anúncios de sites e sobre furto de veículos

Na tarde de terça-feira (30), o delegado de Trânsito de Muriaé, Fernando Nassar Rocha, convocou a imprensa local a comparecer à 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil (4ª DRPC), para tratar sobre anúncios em sites e sobre furto de veículos.

De acordo com Nassar, a Circunscrição Regional de Trânsito, conhecida como Ciretran, órgão do DETRAN nos municípios do interior dos estados, que tem a responsabilidade de exigir e impor a obediência e o devido cumprimento da legislação de trânsito no âmbito de sua jurisdição, como o emplacamento, tem alertado sobre compras de automóveis em sites e aplicativos de venda.

“O consumidor deve ter cautela ao adquirir automóveis nestes sites, pois os mesmos podem ser objeto de furto. Uma pessoa pode furtar um carro com determinadas características e implantar um número de chassi de outro veículo já existente, com as mesmas atribuições (cor, modelo, ano de fabricação), mas que é legalmente emplacado. Dessa forma, o meliante raspa o número do chassi do automóvel anunciado e insere no site de venda o chassi de um veículo ‘verdadeiro’, com documentação falsa e placa clonada. Assim, a venda é concretizada a um preço convidativo e o consumidor é enganado. Quando o consumidor consulta no site Detran para conferir os dados do veículo, tudo parece estar de acordo. Quando o veículo chega para ser emplacado, no ato da vistoria, é constatado o prejuízo, já que o automóvel foi furtado”.

Nassar orienta que os consumidores desconfiem da procedência e também do valor ofertado. “Não digo para não comprarem veículos em sites e aplicativos de venda, mas para terem cautela. O ideal é que o consumidor exija o laudo de uma vistoria antes de efetuar a compra. Infelizmente, a maior parte dos casos registrados em Muriaé são de carros provenientes do Estado do Rio de Janeiro. São quadrilhas especializadas em roubar carros com características semelhantes aos que eles encontram pelas ruas e que estão com a documentação em dia”.

Redução no número furto de veículos – O delegado Fernando Nassar disse que quando reassumiu a Delegacia de Trânsito de Muriaé, no mês de maio, havia uma estatística “assustadora”. “Estava ocorrendo na cidade, praticamente um furto de veículo por dia. Vale ressaltar que veículos englobam desde a motocicleta até uma carreta. Na época, pude constatar que 90% dos furtos eram, por exemplo, de motocicletas que ficavam estacionadas durante toda a noite nas ruas da cidade, ou que, até mesmo, que ficavam com chave na ignição. Podemos constatar que, diante desta situação, o motorista ‘facilitava’ a ação do meliante. Lembro que, na época, pedi que os motoristas tivessem cautela com seus veículos e ajudassem a Polícia”.

Nassar conta que, devido ao cuidado e a atenção dos motoristas nos últimos meses, foi constatado, durante todo o mês de setembro, apenas dois furtos de veículos em Muriaé. “Tivemos um decréscimo de mais de 90%. Os dois casos aconteceram com veículos que estavam estacionados por um longo período na rua, sem dispositivos de segurança. Por isso, reforço aqui meu pedido aos motoristas, feito quando reassumi a função, tomem cuidado e adquiram algum tipo de dispositivo de segurança para que o prejuízo não seja ainda maior. Não há necessidade de comprar um alarme caro, basta um cadeado ou corrente, no caso de uma motocicleta, por exemplo”.

Deixe um comentário

Outras Notícias