Search
Close this search box.

Dengue cresce em MG

Casos de dengue aumentam mais de 700% em Minas Gerais

(foto: NIAID/Divulgação)

Aumenta o alerta em relação à dengue em Minas Gerais. O número de casos registrados entre janeiro e março deste ano já é 734% maior do que o do mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira. Até o momento, a doença matou sete pessoas no estado. 

Segundo o Ministério da Saúde, até 16 de março o estado notificou 54.961 casos da doença contra 6.586 no primeiro trimestre de 2018. “A incidência no estado é de 261,2 casos/100 mil habitantes. Minas Gerais registrou sete óbitos em decorrência da doença neste ano”, informou o Ministério. No último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, no último dia 18, a informação era de cinco mortes. Dezoito óbitos estavam em investigação.

O sorotipo 2 da dengue continua a ser o predominante nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Ele não circulava no Brasil desde a década passada, de modo que um grande número de pessoas não tem proteção contra ela. Os sintomas são os mesmos dos demais, no entanto ele é capaz de gerar quadros mais graves quando comparados com os outros três sorotipos.

Os casos de zika, também transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, tiveram aumento de 265%, somando 146 neste ano contra 40 entre janeiro e março do ano passado. A chikungunya apresenta queda. No ano passado, no primeiro trimestre Minas Gerais contabilizava 2.854 casos da doença. Neste ano, são 716.

Fonte: Estado de Minas

Deixe um comentário

Outras Notícias