Search
Close this search box.

Dia dos Bancários é comemorado com festa pelo sindicato

DSC_0843Celebrado no dia 28 de agosto em todo o Brasil, o Dia Nacional dos Bancários foi comemorado em Muriaé com uma grande festa, no sábado (20), no Sesc. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Muriaé e Região.

A festa, que este ano completa sua quinta edição, já faz parte do calendário de eventos do sindicato. De acordo com o seu presidente, Adilson Rodrigues Pereira, o momento é de comemoração e confraternização com os bancários e suas famílias. “É com muita alegria que recebemos todos os bancários e bancárias de Muriaé e região para esta confraternização, em comemoração ao nosso dia. A festa foi um sucesso”, destaca o presidente. Cerca de 500 pessoas, de todas as cidades da região que fazem parte da base territorial do sindicato, estiveram presentes.

O vice-presidente do sindicato, Jorge Ribeiro, frisa que esta confraternização é importante para lembrar o movimento que a classe fez em 1951, quando conseguiu melhorias de trabalho para todos os bancários, além de comemorar a profissão e as conquistas obtidas pela categoria. “É uma festa para comemorar as conquistas obtidas pelos bancários e também pelo nosso sindicato, que talvez, hoje, seja o melhor e o mais bem organizado do país na categoria. A classe confia no nosso trabalho. Trabalhamos não somente em prol da classe dos bancários, mas também por uma sociedade mais justa. O sindicato é envolvido no bem-estar de cada um e no bem-estar do país”, conta ele, que está no movimento sindical há 57 anos.

Durante o dia, os bancários e seus familiares puderam saborear um delicioso almoço com churrasco, ao som de Ângelo Jambinho e Anderson de Paula. Houve também sorteio de brindes. Para as crianças, foram distribuídos pipoca, algodão-doce e picolé e realizadas brincadeiras.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Ponte Nova, José Carlos, ressalta a tradição desta festa em comemoração ao Dia dos Bancários. “Para nós, é uma satisfação estarmos mais uma vez em Muriaé participando desta festa, que é tradicional. Agradeço ao Adilson pelo convite”, diz.

A finalidade do sindicato, desde a sua fundação, é de trabalhar e conquistar, através de suas negociações, as conciliações entre patrão e empregado. Fundado em 12 de março de 1947 – portanto, há 69 anos -, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Muriaé e Região é resultado das lutas, do idealismo e do trabalho de destacados profissionais, que, desde aquela época, construíram uma história respeitada e reconhecida em todo o Estado. Pela importância do trabalho que realiza, foi reconhecido como de utilidade pública pelo Decreto Municipal nº 686, de 20 de outubro de 1976. Hoje, possui mais de 400 associados em Muriaé e em 25 cidades da região.

Atuante e com grande representatividade na base da federação, o sindicato já está em campanha salarial e a minuta de reivindicações está formulada. Na próxima semana, a diretoria do sindicato estará em negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para o reajuste salarial da categoria, que é realizado em setembro. “Queremos uma negociação pacífica, mas estamos preparados para uma greve geral, caso seja necessário. Porém, não é disso que estamos precisando. A nossa intenção é que os banqueiros façam uma proposta razoável e que firmemos um acordo justo e perfeito”, declara o presidente do sindicato.

DSC01503SOLIDARIEDADE – Durante a comemoração, foram arrecadados 225 litros leite e 75 pacotes de fraldas geriátricas para o Lar Ozanam, os quais foram entregues nesta segunda-feira (22). O diretor e o gerente Administrativo da instituição, respectivamente Elder Moreira da Silva e Maycon Wembley Barbosa Lima, agradecem as doações e afirmam que os donativos irão contribuir para o bom funcionamento do Lar. “Passamos dias turbulosos com a falta de leite. A vantagem do leite em caixa é que o produto tem uma durabilidade maior na conservação e um prazo maior de validade. Temos também uma grande demanda em relação a fraldas geriátricas. Por isso, agradecemos muito ao Sindicato dos Bancários e aos bancários e suas famílias pelas doações”, conta. Atualmente, a instituição atende 47 idosos.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Rodrigues Pereira, fala da alegria de entregar as doações ao Lar Ozanam. “É com muita felicidade que nós, do sindicato, entregamos a nossa doação ao Lar Ozanam. Estamos com o coração cheio de alegria por termos contribuído com a instituição, que cuida dos idosos com muito carinho. Esperamos poder colaborar mais vez com o Lar Ozanam e outras instituições de Muriaé e região”, diz.

Deixe um comentário

Outras Notícias