Search
Close this search box.

Diretor do BANCOOB, Ênio Meinen, ministra palestra em Muriaé a convite do SICOOB CREDISUDESTE

DSC_0765O diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB), Ênio Meinen, esteve em Muriaé, a convite do SICOOB CREDISUDESTE, para ministrar uma palestra sobre o cenário econômico e as vantagens e os benefícios das cooperativas de crédito SICOOB. O evento aconteceu na última quinta-feira (19), no Salão Nobre da Faminas.

Apesar do cenário econômico não estar tão favorável e da recessão pela qual vive o país, o diretor de Operações do BANCOOB afirma que veio a Muriaé trazer “notícias boas” e falar do que está funcionando bem no país e das coisas que vão melhorar. “Nesse sentido do que está funcionando bem, daquilo que é notícia boa, sem dúvida nenhuma, o cooperativismo financeiro, mesmo em tempos de crise, se mantém bastante ativo no financiamento das atividades produtivas e do consumo. Enquanto os bancos se retraem na concessão de créditos, as cooperativas, além de manterem o percentual, nesse tempo têm até aumentado, porque atende a muitos clientes que em bancos têm o crédito negado e por isso procuram a cooperativa, pois sabem que a cooperativa tem compromisso com a comunidade”, conta, defendendo que o cooperativismo é um instrumento, no que se refere ao empreendimento coletivo e de organização econômica e social, para superar a crise.

Ainda segundo ele, as cooperativas são resilientes, ou seja, não fazem apostas em ativo de risco. “Em resumo, o cooperativismo é um instrumento da sociedade e voltada para a sociedade, esteja a economia bem ou mal. O cooperativismo não oscila em relação ao seu compromisso de promover o desenvolvimento socioeconômico local e regional”, frisa.

Estiveram presentes na palestra o presidente do Conselho de Administração do SICOOB Central CREDIMINAS, Alberto Ferreira, o presidente do SICOOB CREDISUDESTE, Vilson Lomar Silvestre, o vice-presidente do SICOOB CREDISUDESTE, Ricardo Ferreira, conselheiros e funcionários da cooperativa de crédito, alunos do curso de Administração da Faminas, empresários da cidade e região, entre outros.

O presidente do SICOOB CREDISUDESTE, Vilson Lomar Silvestre, afirma que palestras como esta são importantes para se divulgar o cooperativismo, que, segundo ele, é um aliado para os negócios, principalmente em momentos de recessão econômica. “O cooperativismo é a solução econômica e social para os seus associados em relação às crises. O cooperativismo traz desenvolvimento para os locais em que está inserido. E como ele pode ser conhecido? Uma dessas formas é eventos como este, com palestras de profissionais renomados no sistema”, diz.

O diretor-superintendente do SICOOB CREDISUDESTE, Francisco Xavier Borges, enfatiza que o sistema cooperativista de crédito é a alternativa para propulsionar a melhoria das atividades dos associados, bem como o desenvolvimento regional. “Isso está comprovado no mundo. O cooperativismo de crédito é sustentado pela estabilidade institucional e pelos valores como democracia, ética e solidariedade. Possui características peculiares, como a vocação à inclusão financeira e atuação que objetiva o desenvolvimento pessoal e social de seus integrantes. Nos bancos convencionais, o acesso ao crédito ainda é um obstáculo para os pequenos negócios, que são a maioria dos empreendimentos do país. Ao contrário das cooperativas de crédito, que atuam na própria região e oferecem produtos e serviços para empresários, pessoas e produtores de todos os portes”, diz.

Alberto Ferreira, presidente do Conselho de Administração do SICOOB Central CREDIMINAS, afirma que ao promover um encontro para se discutir sobre conjuntura política e econômica sob a ótica de um profissional cooperativista, o SICOOB CREDISUDESTE fortalece a relação com a comunidade. “Possuímos um portfólio de produtos e serviços adequados às necessidades de nossos associados e atendemos de forma próxima e muito mais humanizada que as instituições financeiras tradicionais. O SICOOB CREDISUDESTE é uma cooperativa de grande patrimônio e com uma excelente condição de prestar uma assistência financeira a toda a região onde atua. Os serviços prestados são de alta qualidade, de uma forma cooperativa, algo que faz toda a diferença. As cooperativas de crédito são instituições voltadas para as pessoas”, cita.

O SICOOB CREDISUDESTE atua em 22 municípios e possui, atualmente, 30 mil associados – destes, 20 mil são ativos.

O PALESTRANTE – Ênio Meinen é advogado, pós-graduado em Direito pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFRGS. É autor/coautor de vários livros sobre cooperativismo financeiro, área na qual milita há mais de 30 anos.

Deixe um comentário

Outras Notícias