Search
Close this search box.

Editorial

Para os mais céticos, pode ser que eles continuem pensando que todos esses escândalos descobertos através da Operação Lava-Jato, ao final da contas, não dê em nada.

Porém, há de se considerar duas questões importantes. A primeira é que, nunca houve, na História do país, uma investigação tão séria e que levantasse com tantos detalhes as irregularidades, as falcatruas e todas as demais sujeiras operadas livremente por políticos e todos os seus contumazes apaniguados.

A segunda é que, embora as punições possam demorar por anos a fio, devido à burocracia da Justiça, o exercício das chamadas colaborações premiadas dos envolvidos e os acordos de leniência, feitos com as empresas investigadas, já renderam bons frutos.

Quanto às delações premiadas, permitiu-se descobrir a participação de vários políticos de agremiações partidárias diversas, apanhados no esquema de corrupção, o que mostra um grande avanço, já que todos eles sempre foram blindados contra qualquer tipo de investigação. Já quanto ao acordo de leniência, segundo informações veiculadas pela imprensa, alguns bilhões de reais serão devolvidos aos cofres públicos. Somente à Petrobras, depois de um acordo feito com a empresa holandesa SBM, deverá ser devolvido mais de R$ 1 bilhão.

Portanto, ainda que os grandes figurões da política se safem da cadeia, em virtude da burocracia e da morosidade da Justiça, já foram colhidos bons frutos em função das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, que, diga-se de passagem, com as suas independências, têm feito um trabalho excepcional e que vem incomodando muita gente considerada boa neste país. É muito bom que tudo isso esteja acontecendo.

Como diz sempre um apresentador de telejornal: “É preciso passar o Brasil a limpo”.

Deixe um comentário

Outras Notícias