Search
Close this search box.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, CDL promove palestra com a renomada jornalista Inácia Soares

DSC_0946Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), promoveu uma palestra voltada para o público feminino com a renomada jornalista e apresentadora, Inácia Soares. Com o tema “Mulheres no Comando,” a palestrante orientou as mulheres sobre formas de assumir liderança e crescer profissionalmente.

Durante o evento, que foi realizado na noite de terça-feira (8), no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina, o presidente da CDL de Muriaé, Leandro Latini, enalteceu a representatividade da mulher no comércio local e ressaltou a importância da inovação para se superar momentos de crise. “É um prazer a CDL poder trazer uma palestra dessa grandeza para a nossa cidade, com uma profissional tão capacitada para falar para as mulheres de Muriaé, as quais têm uma grande representatividade em nosso município; trazer um pouco da realidade do comércio em nosso país, apresentando-nos a tendência de que devemos seguir, como devemos nos comportar e inovar para que as coisas deem certo, em uma situação de crise como a que estamos vivenciando. Capacitação e inovação são essenciais”, afirma. “As mulheres merecem todo o nosso respeito e admiração, e que elas continuem a fazer o trabalho da melhor forma. É um prazer ter as mulheres trabalhando conosco no comércio”, completa Leandro Latini.

A jornalista e apresentadora, Inácia Soares, disse que, além de homenagear as mulheres muriaeenses, o intuito da palestra foi chamar a atenção do público feminino em relação aos desafios do dia a dia e, sobretudo, às possibilidades de sucesso. “A proposta da palestra é fazer algo que homenageie as mulheres, realce e reconheça a capacidade de gestão que as mulheres têm, mas sem deixar os homens de fora, pois falamos muito de mercado, de quais atitudes os líderes e as equipes precisam ter neste momento, pois este é um momento de restrição na economia, em que é preciso, mais do que nunca, ser criativo, inovador e capaz de enxergar caminhos e possibilidades que até então tinha-se deixado de lado ou sequer foi enxergado. Tem muita coisa boa que pode ser feita que as empresas, às vezes, ainda não estão enxergando”, afirma a palestrante.

Embora as mulheres tenham alcançado muitos direitos e posições dentro das empresas, Inácia afirma que elas poderiam estar em cargos mais relevantes, mas, por opção pessoal, acabam não ocupando estes espaços. “Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira aponta que das 200 maiores empresas brasileiras, apenas três são gerenciadas por mulheres. Então, qual a dificuldade que as mulheres têm em ocupar os cargos mais relevantes? Certamente não é falta de competência para estar lá. Cheguei à conclusão de que as mulheres querem continuar tendo tempo para os filhos, para cuidar da casa e dos familiares, acompanhar a moda e ter qualidade de vida. Ela não quer, às vezes, sacrificar tudo isso, ou uma parte disso, para estar 14 horas trabalhando numa empresa, viajando muito”, argumenta. “Elas não ocupam esses cargos não é porque não dão conta, é porque elas não querem. Pois, quando elas querem, elas fazem igual ou até melhor do que os homens. As mulheres têm que ser o que elas quiserem ser, porque elas decidiram assim, e não porque alguém diz que elas não dão conta. Elas têm que tomar decisões olhando para si”, conclui.

Estiveram presentes na palestra o prefeito Aloysio Aquino, as secretárias municipais, a presidente da Câmara, Helena Carvalho, o gerente regional do SEBRAE Muriaé, Jéfferson Dias Santos, empresários da cidade e mulheres que trabalham no comércio local.

Deixe um comentário

Outras Notícias