Search
Close this search box.

“Esquenta, Muriaé”: pré-carnaval agita foliões de todas as idades

O pré-carnaval “Esquenta, Muriaé” agitou a Praça João Pinheiro pelo segundo ano consecutivo. De 2 a 4 de fevereiro, a folia foi garantida com a programação que incluiu desfiles das escolas de samba muriaeenses, shows e bailes para crianças e idosos, promovendo cultura e lazer.

A festa teve início na tarde de sexta-feira (2), com a banda Sociedade Musical União dos Artistas animando o Baile da Melhor Idade. Durante a noite aconteceu a abertura oficial do evento, com desfiles das escolas Unidos do São Joaquim e Marambloco na sequência. O encerramento da primeira noite ficou por conta da banda Lance Legal.

No sábado (3), os desfiles foram das escolas Canarinhos do Samba, Unidos do Santa Terezinha e Papagaio que passaram pela avenida ao longo da Praça João Pinheiro. Logo depois, a banda Salamandra subiu ao palco para colocar o público para dançar.

No domingo (4), a folia foi destinada às crianças. Durante a tarde, a Liga Carnavalesca de Muriaé (LICAMUR) apresentou o desfile da Escola de Samba Mirim; em seguida aconteceu o Bailinho Infantil, com apresentação da banda União dos Artistas e com direito a concurso de fantasias. Ao final, o grupo Art’Samba e a cantora Carol Pereira comandaram o encerramento da festa.

De acordo com o prefeito Grego, é preciso haver cautela durante a administração municipal. “Precisamos levar diversão às famílias muriaeenses, mas com segurança. Conseguimos convencer o povo da cidade e demais visitantes que nosso carnaval é uma festa familiar para quem quer se divertir. Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio do Ministério Público, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Demmutran, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros que garantiram, em conjunto, a segurança e a ordem nestes dias de festa”, finaliza.

Em entrevista, a diretora geral da Fundarte, Flávia Neves, disse que toda a organização para os três dias de pré-carnaval foi feita com muito empenho. “Queríamos receber todas as famílias muriaeenses da melhor forma possível com muita animação. A intenção foi agradar todas as idades nesta festa popular com desfiles das Escolas de Samba com enredos inéditos, shows no palco da Praça João Pinheiro e também os desfiles de blocos que animaram as ruas da cidade, através da união de bares e associações”, conta.

Palavra dos carnavalescos – Durante os dias de folia as Escolas de Samba da cidade desfilaram na Praça João Pinheiro abordando temas criativos.

Na primeira noite, a Unidos do São Joaquim homenageou o nordeste brasileiro com o enredo “Que judiação o quê? Essa terra ardente é nosso altar dos xotes das alegrias. Nordeste, a terra da asa branca e dos cordéis de baião”.

Alex César da Silva Miranda, carnavalesco e mestre sala da escola, disse que o tema foi escolhido assim que finalizaram o desfile em 2017. “Gostamos muito da cultura nordestina e resolvemos homenagear esta região brasileira que é tão rica. A Unidos do São Joaquim entrou na Avenida do Samba com 140 componentes. É maravilhoso participar desta festa que possui uma energia sem igual”, diz.

Adílio Francisco da Silva, coordenador, disse que a escola existe há cinco anos. “Nossos materiais foram todos produzidos em Muriaé com o apoio de pessoas da própria comunidade. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, ao nosso talentoso carnavalesco Alex e aos colaboradores: Rogério do Carmo, Reinaldo Dornelas, Lelei e Rafaela Coutinho”, conta.

Em seguida, a Avenida do Samba foi tomada pelo mundo da imaginação da Escola de Samba Marambloco, com o enredo “Marambloco no mundo da imaginação”,

Paulo Sérgio Machado Salviano, presidente da escola, disse que a escola homenageou personagens de histórias infantis. “Nosso enredo homenageou personagens como os do Sítio do Pica-pau Amarelo, do escritor brasileiro Monteiro Lobato, e outros de contos também mundialmente conhecidos como A Bela e a Fera e A Branca de Neve”, conta.

Na segunda noite, o Bloco do Papagaio agitou foliões. Formada pela comunidade do Bairro Aeroporto, integrantes da escola fizeram bonito na Avenida com o tema “100 anos de Samba: Papagaio na Avenida Alegria Geral”.

De acordo com Sandro Carrizo, responsável pelo Bloco do Papagaio, o objetivo foi, mais uma vez, levar alegria para o povo muriaeense.

Em seguida foi a vez do desfile da Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha com o enredo “Há mais de 70 anos Rádio Muriaé – A deusa da sintonia”, que contou a história da Rádio Muriaé, que este ano completa 75 anos de existência.

De acordo com o presidente da escola, Cláudio Roberto Ventura, o sucesso do desfile deve-se ao incansável trabalho de toda a comunidade e do diretor de carnaval, Carlinhos Scarleth.

“Respiramos carnaval durante 10 meses, a cada ano. Ao final, colocamos na Avenida aquilo que estávamos desejando e o público gostou muito”, diz.

A terceira escola a se apresentar foi a Canarinhos do Samba com o enredo “A odisseia do pioneiro”. Comandada por Adir de Souza, que também é presidente da LICAMUR, a escola faz parte da nova história do carnaval de Muriaé, que está voltando a crescer a cada ano.

“Depois que fundamos a LICAMUR, o carnaval de Muriaé deu um salto muito grande. Este ano, todas as escolas estão vindo muito bonitas, vai ficar para a história”, conta.

Na oportunidade, A Escola de Samba Mirim da LICAMUR, agradece ao projeto do Rio de Janeiro, Batuque Legal e ao carnavalesco Clébio de Freitas pela doação de fantasias que foram utilizadas no desfile das crianças.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias