Search
Close this search box.

Evento de airsoft reúne em Muriaé pessoas de várias cidades da região

IMG-20170529-WA0237Um evento de airsoft reuniu centenas de pessoas de várias cidades da região em Muriaé. Denominado “Operação Fenrir”, o encontro acontece anualmente e faz parte do calendário do Conselho Regional de Airsoft.

Promovido pela Equipe Force Airsoft Team no último domingo (28), o evento contou com aproximadamente cem inscritos de várias cidades (Viçosa, Juiz de Fora, Ubá, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Campos dos Goitacazes, Manhuaçu, Macaé, Miraí, Miradouro, Pequeri e Porciúncula), que se dividiram em “exércitos” para seguir um enredo simulado de desativação de laboratórios nucleares, como missões especiais, captura de piloto, captura de cientista, localização e extração de corpo em um cemitério clandestino, desativação de míssil nuclear e até troca de prisioneiros – tudo isso para tornar a experiência do esportista o mais real possível.

Um dos diretores do grupo e um dos organizadores do evento, Luiz Fernando Freitas, explica que o airsoft é um esporte em que os jogadores participam de simulações policiais ou militares de combates com armas de pressão por ação de mola (elétrica ou a gás). Honra e honestidade são dois dos pilares que fundamentam a prática do airsoft. O que vale nesse esporte é o desafio, a atividade física, o convívio a amizade e o espírito de equipe.

O esporte é popular em vários países asiáticos, como o Japão, China (incluindo Hong Kong, Taiwan e Macau), Coreia do Sul e Filipina. Atualmente, o airsoft vem crescendo em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Suíça, França, Espanha, Portugal, Finlândia, Itália, Bélgica e Brasil.

No Brasil, o airsoft começou a ser divulgado em 2003. Após diversos debates da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, passou a ser conhecido pelo órgão do governo brasileiro que regula os produtos considerados controlados no país. Esta discussão deu início à elaboração de diversas minutas que resultaram na edição da atual portaria que oficialmente cita o nome airsoft no Brasil. Sendo assim, em dezembro de 2007, foi lançada a Portaria nº 006-D Log, que regulamenta o uso dos equipamentos usados na prática do esporte airsoft. Em fevereiro de 2010, o Exército publicou a Portaria 002 CoLog, que revogou a portaria anterior, e passou a exigir que as armas de pressão de airsoft tenham a extremidade pintada de laranja ou vermelho para diferenciá-las das armas de fogo. Graças à portaria e ao aparecimento de lojas nacionais, a comunidade dos jogadores está cada vez mais ativa e crescente; o esporte tem sido mais divulgado e já conta atualmente com milhares de jogadores espalhados por todo o país.

GALERIA DE FOTOS:

Deixe um comentário

Outras Notícias