Search
Close this search box.

FAMINAS e Prefeitura firmam parceria para ações integradas de saúde

DSC_1251A FAMINAS e a Prefeitura de Muriaé firmaram protocolo de intenções entre si. O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes), que valerá para a realização de ações integradas entre o curso de graduação em Medicina a Secretaria Municipal de Saúde, foi assinado nesta terça-feira (24), no Salão Nobre da faculdade.

O contrato foi assinado pela diretora Executiva da FAMINAS, Luisa Ribeiro Varella e o prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, além do secretário municipal de Saúde, Franklin Neto. Participaram também do evento os demais representantes do Executivo municipal e acadêmicos e professores da instituição de ensino superior.

Luisa Ribeiro Varella, diretora Executiva da FAMINAS
Luisa Ribeiro Varella, diretora Executiva da FAMINAS

Para Luisa Ribeiro Varella, firmar mais uma parceria com a Prefeitura de Muriaé objetiva contribuir para a formação de profissionais médicos aptos a atender a cidade com todas as suas particularidades. “Mais do que alegrar a FAMINAS, esse contrato corrobora e fortalece a nossa missão de ser uma entidade comprometida com a educação, constituindo-nos, mais do que nunca, de agentes de transformação regional. Se hoje contamos com estudantes, prezamos por entregar à sociedade, amanhã, médicos que sejam, primeiramente, seres humanos, que possam tratar os futuros pacientes também como pessoas”, destaca. “Acreditamos que a assinatura deste convênio será um grande marco para a educação da nossa cidade e fundamental para o desenvolvimento dessa vertente inclusiva na formação médica da FAMINAS”, acrescenta.

O Coapes tem o objetivo de estabelecer condições de cooperação entre as partes, no sentido de se buscar a interação entre os acadêmicos e os médicos atuantes na saúde pública em Muriaé. Dessa forma, o protocolo de intenções será uma ferramenta para a apresentação de novas propostas e para o fomento da sensibilização de gestores e profissionais em relação ao desenvolvimento do programa educativo.

O gerente Administrativo e Financeiro da FAMINAS, Eduardo Goulart, ressalta que o Coapes vai favorecer tanto os alunos do curso de Medicina quanto a comunidade atendida pelos PSF’s. “Esse convênio vem ao encontro das modificações na área da educação de ensino superior no curso de Medicina. Já tínhamos uma parceria com a Prefeitura de Muriaé para outros cursos, mas a partir do momento que o curso de Medicina iniciou-se na cidade, estamos alavancando novas possibilidades. Esse ganho é progressivo”, diz.

Aloysio Aquino, prefeito de Muriaé
Aloysio Aquino, prefeito de Muriaé

O prefeito Aloysio Aquino, que também é médico, ressalta que a população de Muriaé também será beneficiada com essa parceria. “O convênio será bom para os alunos, que terão um local para aprenderem, na prática, a profissão, e para a população usuária da saúde pública, que será atendida por esses acadêmicos”.

O secretário de Saúde, Franklin Leandro Neto, considera este – o da assinatura do contrato – um momento histórico. “O sistema de saúde ganha muito com isso, pois estamos formando os alunos para atuarem na saúde pública. Há tempos, as faculdades formavam e o SUS reformava esses profissionais para atuarem na saúde pública. Hoje, os alunos já são inseridos no sistema público de saúde, para que, após a sua formação, já tenham perfil e condições de atuar neste setor”, afirma. A perspectiva é que, em um futuro próximo, 100% da população da cobertura de Estratégia de Saúde da Família seja beneficiada com a integração desses alunos no serviço.

O prazo de vigência do Coapes será de 12 meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado automaticamente por iguais períodos. Vale lembrar que o contrato não inclui qualquer tipo de transferência financeira entre as partes.

CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA – A coordenadora do curso de Medicina da FAMINAS, Drª Cristina Chaves Dias, salienta que esse convênio vai permitir que a parceria existente entre a FAMINAS e a Prefeitura seja consolidada. “Esse contrato permite a continuação da inserção dos alunos que já fazem estágio nas unidades de saúde. O convênio é importante não só para os alunos do curso de Medicina, mas para todos os acadêmicos dos cursos da área da saúde da faculdade. Ele vai fortalecer o próprio ensino e o serviço prestado à população de Muriaé”, afirma.

Ainda de acordo com a coordenadora, o contrato faz parte de uma determinação dos ministérios da Educação e Saúde, que visa promover a união entre o ensino e o serviço para a melhoria da Atenção Básica do serviço de saúde como um todo.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Atenção Primária do curso de Medicina, Richard Duvanel Rodrigues, o Coapes formaliza o pacto existente entre a FAMINAS e a Secretaria de Saúde. “Com a chegada da Medicina na faculdade, sentimos a necessidade de fazermos algo formal, para que os alunos e a população ficassem garantidos de que o trabalho de estágio continue. Sabemos a importância para a população de Muriaé dessa integração, desse ensino dentro do serviço”, afirma.

IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO – O estágio é uma oportunidade do aluno aprender, na prática, o que é repassado em sala de aula. Segundo a coordenadora geral de Estágios e da Clínica-Escola da FAMINAS, Roberta Xavier Bruno, o aluno que faz parte de um programa de estágio se diferencia no mercado de trabalho, porque é no estágio que talentos e habilidades se desenvolvem.

Existem duas modalidades de estágio: uma opcional e uma obrigatória. O estágio obrigatório é aquele em que o aluno tem que cumpri-lo para sua formação curricular. Esses estágios são realizados nas empresas parceiras. Já o estágio não obrigatório é opcional, porém, desde 2008, há uma regulamentação federal de que este estágio seja remunerado. “Não existe mais estágio de observação. O estagiário tem que ser respeitado e ocupar um local de destaque na empresa onde ele faz o estágio, porque o estágio é uma ferramenta pedagógica de aprendizado”, afirma Roberta Bruno.

Ainda segundo a coordenadora, o Coapes será importante para os acadêmicos da instituição, pois vai ampliar ainda mais o acesso dos alunos ao estágio e ao contato com a comunidade. “Entendemos esse pacto como algo muito positivo, principalmente na troca de experiências. A partir desse pacto vamos ter mais habilidade e agilidade nos processos para a realização do estágio”, enfatiza.

Para Liuana Carvalho, aluna do curso de Medicina, o vínculo criado entre o estudante de Medicina, os profissionais da UBS e a comunidade é imprescindível para o desenvolvimento de atividades de prevenção, proteção e promoção à saúde. “A Atenção Primária à Saúde é um cenário rico para o desenvolvimento de diversas habilidades clínicas, porque é a porta de entrada para o serviço da saúde. E, portanto, o local para nós, estudantes de Medicina, poderemos entrar em contato com os mais variados e frequentes problemas de saúde da população”, considera.

PARCERIAS DE SUCESSO – A parceria entre a FAMINAS e a Fundação Cristiano Varella é uma das primeiras com a instituição de ensino e já rendeu resultados positivos. Muitos alunos da área de saúde estagiaram no hospital e muitos deles, hoje, fazem parte do quadro de funcionários. Cerca de 30% dos profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social do hospital estudaram na FAMINAS.

O diretor Administrativo da FCV, Sérgio Dias Henriques, cita que a parceria com a FAMINAS é de “fundamental importância”, tanto para a instituição quanto para os acadêmicos. “Isso engrandece e fortalece o trabalho realizado por ambas as instituições. Quem sabe, no futuro, esses profissionais de Medicina possam fazer parte do quadro da Fundação Cristiano Varella”, avalia.

Deixe um comentário

Outras Notícias