Search
Close this search box.

FAMINAS realiza Projeto de Equoterapia gratuito à população

FAMINAS realiza Projeto de Equoterapia gratuito à população 2O cavalo, hoje, não é apenas um meio de locomoção, diversão ou prática esportiva. Tornou-se um eficiente instrumento terapêutico. A equoterapia – terapia com cavalos – é muito utilizada para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a Síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.  

A FAMINAS, há dez anos, desenvolve o Projeto de Equoterapia. Coordenado pelo professor de Fisioterapia, Fabrício Monteiro de Castro e Castro, o projeto já atendeu mais de 300 pessoas durante este período. Atualmente, está atendendo 32 pessoas.

FAMINAS realiza Projeto de Equoterapia gratuito à populaçãoSegundo o professor Fabrício, os benefícios são tanto físicos quanto psicológicos, como melhora do equilíbrio, postura, força muscular, autoestima, autoimagem, socialização, afetividade, entre outros.

“É cientificamente comprovado que a equoterapia melhora o equilíbrio corporal. Na parte psicológica, quando a criança se vê em cima de um cavalo, faz com que ela melhore sua autoestima. Há estudos que comprovam que pessoas que convivem com animais são menos propensas à depressão. Então, o cavalo vem também com esse agente facilitador de novas experiências, desse contato afetivo e social”, explica o especialista.

A filha de 4 anos da empresária Vanuza Garcia é atendida pelo projeto há dois anos. Segundo a empresária, neste período, notou melhoras principalmente na parte de movimento, agilidade, autonomia, fala e socialização. “A equoterapia foi um marco no tratamento da minha filha”, considera.

Os atendimentos, que são gratuitos, são realizados às terças e quintas-feiras, na FAMINAS. A idade mínima para a participação é de 2 anos. “Podem ser atendidas crianças em desenvolvimento até adultos com algumas sequelas neurológicas”, informa o coordenador.

Os interessados em participar ou saber mais sobre o projeto podem procurar a Clínica-Escola da faculdade.

Equipe que atua no Projeto de Equoterapia
Equipe que atua no Projeto de Equoterapia

ATUAÇÃO DOS ALUNOS – Além de prestar um serviço gratuito à população, o Projeto de Equoterapia da FAMINAS tornou-se uma oportunidade para os alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. Ao todo, 20 acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Medicina estão envolvidos no projeto.

Um deles é Ramon Reis, estudante do 8º período de Psicologia. Para ele, que sempre teve contato com cavalos, a equoterapia é uma grande aliada para a evolução do paciente e para a vida acadêmica do aluno. “O contato com a criança na equoterapia, ou com a pessoa que tenha uma deficiência, é um retorno muito grande que temos. A terapia utilizando cavalos beneficia, realmente, vários aspectos, tanto para os pacientes quanto para nós, alunos. Saímos da teoria da sala de aula para a prática, levando o que temos de técnica para aplicar no dia a dia dos pacientes”, diz.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias