Search
Close this search box.

HSP promove palestras sobre câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado, internacionalmente, à conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Dessa forma, o Hospital São Paulo (HSP) promoveu, na noite de sexta-feira (10), no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas da instituição, palestras com especialistas sobre o assunto.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Nas fases iniciais, ele não dá sintomas, mas com o tempo o tumor cresce e pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica.

Provedor do Hospital São Paulo, Messias Vardiero, disse que a instituição está sempre evoluindo e promovendo eventos que são de interesse público. “São excelentes oportunidades para os estudantes e para a troca de conhecimento dos médicos que lidam com a doença diariamente”, conta.

O médico urologista Carlos Eduardo Felippe Feres disse que ideia do evento veio com a demanda dos alunos do curso de Medicina do Unifaminas. “O Novembro Azul é uma campanha que visa conscientizar os homens a realizar o exame de próstata para diagnosticar, precocemente, o câncer e aumentar as chances de cura”, conta.

De acordo com Carlos Eduardo, as palestras foram voltadas para futuros médicos e profissionais da saúde. “Procuramos focar em orientações, diagnósticos e o que há de mais atual sobre o assunto”, diz.

No evento, o médico urologista, com mestrado em oncologia, Vítor Fani abordou, em sua palestra, sobre a situação do câncer de próstata no mundo e sobre pesquisas norte-americanas a respeito. “Também abordei sobre o tratamento e sobre o diagnóstico da doença”, conta.

A médica patologista Carolina Caldas falou sobre a anatomia e a classificação dos tumores de próstata. “São graduações importantes para definir o tratamento e o diagnóstico do tumor”, explica.

Em sua palestra, o bioquímico Eduardo Rodrigues Caldas, ministrou sobre o exame laboratorial que identificam o câncer de próstata. “Falei sobre o PSA (exame de sangue), o PSA 3 e outros exames novos que estão por vir para auxiliar o diagnóstico precoce e evitar futuras mortes causadas pelo câncer.

Lívia da Silveira, aluna do quarto período de Medicina do Unifaminas, fez parte do grupo de estudantes que sugeriu o evento no HSP. “Sou integrante de um projeto que promove debates sobre assuntos sociais e doenças que mais ocorrem no mundo inteiro. Como estamos no mês de novembro, achei interessante abordar o assunto, por isso, levei a ideia para o doutor Carlos Eduardo, que aceitou falar sobre o câncer de próstata e convidou seus colegas para contribuir neste evento”, diz.

Deixe um comentário

Outras Notícias