Search
Close this search box.

HSP realiza o 1º Simpósio de Cardiologia Intervencionista para o Clínico

O Hospital São Paulo de Muriaé realizou, na noite de sexta-feira (22), o 1º Simpósio de Cardiologia Intervencionista para o Clínico, no auditório Dra. Rosemary Francisco Feres, voltado para profissionais e acadêmicos de Medicina. O evento foi organizado pelos médicos: Edivar Pereira de Almeida (Coordenador do Setor de Cardiologia), Leonardo Pereira de Mendonça (Coordenador do Setor de Hemodinâmica) e Carlos Eduardo Felippe Féres (Presidente do Centro de Estudos) que fazem parte do Corpo Clínico do HSP.

Cláudio Pompei, médico ortopedista e diretor clínico do Hospital São Paulo, esteve presente no Simpósio e falou a importância do evento que fortaleceu a classe médica do HSP e demais instituições de saúde da cidade. “Além dos profissionais, temos hoje, em Muriaé, os estudantes de Medicina. Neste evento, recebemos aproximadamente 50 alunos do Unifaminas que vieram participar e aumentar sua bagagem curricular com um grande aproveitamento”, disse.

Cláudio Pompei aproveitou para parabenizar o Setor de Cardiologia, através de seu representante: Edivar Pereira de Almeida e o coordenador do Setor de Hemodinâmica, Leonardo Pereira de Mendonça, além de todos os membros. “Sei o quanto é trabalhoso organizar um Simpósio. Temos que comemorar junto com os médicos e os funcionários do Hospital São Paulo, mais um evento de sucesso e o quanto de experiência temos para trocar”, contou.

Pedro Rabelo de Mesquita Filho, médico anestesista, diretor técnico e vice-diretor clínico do HSP, avaliou a importância deste primeiro Simpósio de Cardiologia. “O Hospital São Paulo encontra-se em um momento de renovação ao integrar os acadêmicos e disponibilizar vagas para os médicos residentes. Esses fatores nos levam um caminho de constante evolução, aplicando e adquirindo novos conhecimentos em sintonia com a medicina atual e este evento é mais um reflexo disso. Ao final, nossos pacientes ganham atendimento de qualidade, atendimento humanizado e com a aplicação de novas tecnologias”, contou.

Na abertura, a diretora administrativa do HSP, Rita Pereira, desejou boas-vindas, falou aos presentes sobre as conquistas da entidade e agradeceu ao cardiologista Edivar Pereira de Almeida e, toda a sua equipe, pelo trabalho e pelo primeiro Simpósio na área.

Durante a abertura do Simpósio, também esteve presente o provedor do Hospital, Messias Soares Vardiero, que está à frente da instituição há 10 anos.

Sobre o evento – Com sala cheia, o Simpósio abordou temas diversos e recebeu profissionais de diferentes cidades mineiras. O primeiro palestrante foi o médico cardiologista José Carlos Faria Garcia, de Belo Horizonte, que falou a respeito do Tratamento Atual nas Lesões de TCE. Leonardo Pereira de Mendonça foi o presidente da mesa e os moderadores foram os médicos cardiologistas: Luciano Sales Lugão da Silva, de Além Paraíba, e Humberto Vicente Alagia, de Cataguases.

Em sua primeira visita a Muriaé, o cardiologista José Carlos Faria Garcia ficou surpreso com a qualidade deste 1º Simpósio. “Os organizadores escolheram muito bem os temas a serem abordados. Fui surpreendido com o nível das perguntas vindas da plateia e da mesa. Sem dúvida, um evento de alta qualidade que contribui para a medicina e para o hospital”, disse.

A segunda palestra tratou sobre a Abordagem da Síndrome Coronariana Aguda Sem Supra de ST, ministrada pelo cardiologista Cirilo Pereira da Fonseca Neto, também de Belo Horizonte. A mesa, presidida por Edivar Pereira de Almeida, também contou com a presença dos mediadores: Luiz Ronaldo Pinheiro dos Santos, cardiologista de Recreio, e Carlos Alberto Tassara Perillo, cardiologista de Visconde do Rio Branco.

A terceira palestra da noite abordou a Cardiopatia Congênita e quando é indicado o fechamento percutâneo de FOP, CIA e CIV, ministrada pelo médico cardiologista Roberto Max Lopes, de Belo Horizonte. O presidente da mesa foi o médico José Santos Mostaro. Os moderadores foram os médicos cardiologistas Leonardo Pereira de Mendonça e Erickson Guedes Ferrari, de Muriaé.

“Estenose Aórtica: TAVI x Cirurgia” foi último assunto apresentado no evento, abordado pelos médicos cardiologista Ricardo Mauro Ghetti Cabral, de Ubá e pelo cirurgião cardiovascular Celme da Silva Caetano Júnior. A mesa foi presidida pelo cardiologista Cézar Ladeira Macedo Júnior e contou com os cardiologistas João Manoel da Silva Alves, de Cataguases, e Gustavo Schueler de Aquino, como moderadores.

 

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias