Search
Close this search box.

Lar Ozanam lança cartilha com orientações aos visitantes

Lar Ozanam lança cartilha com orientações aos visitantesO Lar Ozanam lançou uma cartilha para orientar as pessoas que forem fazer visitas aos idosos da instituição. O material contém dicas elaboradas pelas equipes de enfermagem, assistência social e psicologia e informações de como fazer doações. Também esclarece às pessoas a importância do papel da família e da sociedade em relação ao idoso acolhido.

“Muitas vezes, o visitante chega à nossa entidade e não sabe o que pode trazer e para quem entregar alguma doação e lidar com os idosos durante a visita. Por isso, elaboramos essa cartilha, cujo objetivo é orientar o visitante quanto à sua postura dentro da entidade”, afirma a psicóloga, Talita Braga.

Entre algumas orientações na cartilha, que foi lançada no dia 20 de agosto, estão: consultar a equipe de enfermagem antes de oferecer qualquer alimento aos idosos, não auxiliar um idoso cadeirante – solicitar a ajuda da enfermagem na tentativa de colocá-lo e retirá-lo do leito -, dirigir-se ao Posto de Enfermagem para saber informações sobre a saúde e o quadro clínico do idoso, não oferecer alimentos a idosos deitados, comunicar aos enfermeiros sinais de agitação, agressividade, isolamento que observar no idoso, ser atencioso, levar notícias boas, ouvir com paciência, respeitando o ritmo da comunicação do idoso e lembrar de coisas divertidas.

Na cartilha também consta que os familiares poderão retirar os idosos do Lar Ozanam para passeios e eventos, desde que comunique com antecedência à administração ou ao comando de enfermagem, para que seja providenciado o que for necessário. Na ausência dos familiares, o idoso só poderá se ausentar da instituição com a autorização de seu responsável e na companhia de um cuidador. As visitas de projetos e eventos maiores na entidade ou fora dela deverão ser agendados junto ao setor de Serviço Social da instituição.

O Lar Ozanam é uma instituição de longa permanência para idosos, sem fins lucrativos, de utilidade pública e com formação pautada na essência vicentina. Atualmente, abriga 48 idosos. “As visitas, tanto por parte da família quanto por parte da sociedade, são muito importantes para o bem-estar dos idosos e para o fortalecimento de vínculos, pois o idoso, quando chega a uma instituição de longa permanência, muitas vezes perde o contato com a comunidade, ficando apenas com os funcionários, voluntários e com a família. É muito importante que a comunidade também venha fazer uma visita, trazendo um carinho e uma atenção diferenciada. Hoje, os nossos idosos não são carentes de nada material. O que mais eles sentem falta é do carinho e da atenção”, enfatiza a psicóloga Talita Braga. As visitas aos idosos do Lar Ozanam podem ser feitas todos os dias, das 14h às 16h.

Participaram do lançamento da cartilha o novo presidente do Lar Ozanam, Henrique Albino Dias Galvão, o diretor, Élder Moreira, a assistente social, Ana Paula de Freitas, a advogada da instituição, Larissa Cerqueira, o gerente administrativo, Mayco Wembley, o enfermeiro chefe, João Paulo Rocha e equipe do Lar Ozanam.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias