Search
Close this search box.

Loja Maçônica Labor, Força e Virtude comemora 100 anos em cerimônia com homenagens

A mais antiga e tradicional Loja Maçônica de Muriaé está completando seu primeiro centenário. Os irmãos e convidados comemoraram, na sexta-feira (26), os 100 anos da Labor, Força e Virtude, loja reconhecida nacional e internacionalmente por sua importância e relevância na maçonaria. O evento foi marcado por homenagens e contou com a presença de importantes autoridades maçônicas de Minas e do Brasil.

Fundada em 19/02/1919, a Labor, Força e Virtude é uma loja que já influenciou até mesmo nos destinos do país, como conta o venerável Antônio de Pádua de Carvalho. “É um momento indescritível. Como foi dito, chegar aos 100 anos é muito difícil na Maçonaria. A história da Labor, Força e Virtude é impressionante, é uma loja que já influenciou em importantes destinos do país e é uma ‘loja mãe’ de todas as grandes lojas do Brasil”, avaliou.

Atualmente, a Labor, Força e Virtude conta com 29 irmãos no quadro efetivo e seis irmãos honorários. Antônio, que está em seu segundo mandato como venerável da Loja (2013/2015 e 2017/2019), agradeceu especialmente aos irmãos que trabalharam na organização do evento. “Agradecemos a todos que compareceram, em especial aos irmãos Paulo Nilson, Valério, André Vale e André Montesano, Mário Cavalier, Paulo Savoia e Renato, que ‘pegaram o touro à unha’ para nos oferecer essa festa. Obrigado também à imprensa, que dá publicidade ao que realmente é a Labor, que leva o nome de Muriaé para todo o país e também para o exterior”, completou o venerável.

O irmão André Luiz Montesano de Carvalho ressaltou a importância em se completar 100 anos. “Não são 100 dias. Foi a duras penas que chegamos a essa data especial, principalmente pelo momento atribulado enfrentado pelo país”, avaliou.

André Montesano explicou que a maçonaria do Grande Oriente do Brasil possui vários setores que se assemelham às nossas organizações políticas, como assembleias estaduais e federal e o Poder Judiciário. Ele, que já atua como deputado federal, em junho poderá elevar ainda mais a importância da Labor, Força e Virtude. “Estou exercendo o cargo de deputado federal na Assembleia Legislativa Maçônica e estarei concorrendo, em junho, ao cargo de Grande Orador da Assembleia. É algo muito bonito e relevante, pois tem a ver com a parte legislativa da Soberana Assembleia”, revelou.

Secretário da Labor, Força e Virtude, Valério Antônio de Souza está há 12 anos no quadro da Loja, sendo responsável pelas funções burocráticas e atuando como elo entre as organizações estadual e nacional e a parte interna da loja. Segundo ele, o centenário gerou grandes expectativas. “Foi uma alegria muito grande participar e organizar esse evento. Foi uma festa muito bonita e todos os homenageados são grandes merecedores. Agradecemos a todos que contribuíram para que chegássemos a este momento tão especial”, disse Valério.

Labor, Força e Virtude recebe a mais importante honraria maçônica do país

O Grande Oriente do Brasil concedeu à Loja Labor, Força e Virtude a Cruz da Perfeição Maçônica. A homenagem é restrita às lojas que contam, no mínimo, 100 anos de efetiva atividade. A loja já havia sido condecorada com a “Benfeitora da Ordem” (30 anos de efetividade), “Grande Benfeitora da Ordem” (50 anos de efetividade) e “Estrela da Distinção Maçônica” (75 anos de efetividade).

A Labor recebeu também, pelo presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho, a Comenda de Mérito Legislativo “Pedra Filosofal”, por sua atuação e serviços prestados à Ordem e à Humanidade. Somente 34 lojas maçônicas foram merecedoras da honraria em toda a história. Desta mesma Assembleia, a Loja recebeu o Diploma de Mérito Legislativo.

Diplomas de honra ao mérito foram oferecidos à Loja Labor Força e Virtude pelas lojas “Seareiros da Paz”, “AD Gloriam ET Sapientiam”, além de uma placa comemorativa oferecida pela Loja Maçônica “Missionários da Luz”, todas deste Oriente.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias