Search
Close this search box.

Médicos da rede pública recebem capacitação sobre febre amarela

Está sendo promovido o “Manejo Clínico de Febre Amarela” para levar aos médicos da rede pública mais informações sobre as principais características da doença que podem ser confundidas com outras epidemias. A primeira reunião aconteceu na quinta-feira (1), na Secretaria Municipal de Saúde, com palestra realizada pelo clínico Mateus Simão. A iniciativa pretende tratar os pacientes com suspeita da doença de forma interdisciplinar, dando atendimento especializado para diagnosticar em tempo recorde a doença infecciosa que pode até ser fatal.

A capacitação enfatizou as dificuldades para a identificação de pacientes com febre amarela, uma vez que os sintomas iniciais da doença são semelhantes aos de outras anomalias, como a dengue. O médico Mateus Simão também ressaltou o grande número de casos que vêm acontecendo em Minas Gerais e chamou atenção dos demais profissionais para procurar, de maneira precoce, a confirmação ou não da doença nos pacientes que chegam às unidades de saúde, lembrando que a imunização ainda é a melhor forma de proteção. Os principais sintomas são febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas.

A febre amarela é transmitida nas cidades pelo mosquito Aedes aegypti. Os seus sintomas parecem muito com os de outras doenças, principalmente em estágios iniciais. Para isso, a Gerência Regional de Saúde de Ubá está se unindo a cada uma das prefeituras para realizar treinamentos.

Confira abaixo a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:

Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar
Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência
Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho
Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto
Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera.

Créditos: ASCOM PMM

Deixe um comentário

Outras Notícias