Search
Close this search box.

“Mostra de Cinema e Teatro” é realizada em Muriaé

A “Mostra de Cinema e Teatro” apresentou diversas atrações culturais desde a segunda-feira (10), no Teatro Belmira Vilas Boas. As atividades seguem até a sexta-feira (14) com documentários, exibições de filmes, oficinas com atores de renome nacional, aulas sobre os primeiros cineastas do Brasil, sobre a criação do teatro e do cinema em Muriaé, entre outras atividades.

A abertura oficial  contou com uma homenagem ao cineasta Carlos Scalla, um dos atores e precursores do cinema na cidade. Em seguida, foi apresentado o documentário “Memória e Cinema – O garoto que trocou a bicicleta pelo cinema” e, na sequência, os filmes “A arte da violência”, “Muriahé das matas à cidade” e “A luta”. Todos os outros dias contaram com homenagens aos ícones do cinema que nasceram em Muriaé e região e ganharam notoriedade em todo o país.

Durante a semana, pessoas envolvidas com as artes cinematográficas como Carlos Scalla, Euler Luz e os atores Maurício Manguçu, Adriana Rabelo e César Rodrigues realizaram oficinas e contaram um pouco de suas experiências.

De acordo com Flávia Neves, diretora da Fundarte, a Mostra de Cinema e Teatro faz parte da 7ª Edição do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe. “Aproveito a oportunidade para agradecer aos atores, que participaram do evento, ao Bruno Benec pela curadoria, à Escola Municipal de Teatro e à Escola Municipal de Audio Visual, através dos seus professores, coordenadores e alunos”, conta.

Em entrevista ao jornal A Notícia, o ator Maurício Manguçu, conhecido pela peça de sucesso “Acredite, Um Espírito Baixou em Mim” e pelo curta “Crime”, dirigido por Bruno Bennec, disse que esta primeira edição da Mostra de Cinema e Teatro tem como objetivo reunir todas as obras dos cineastas e atores muriaeenses. “Procuramos reunir produções pioneiras às mais contemporâneas. É evento importante para a cidade, pois Muriaé não conhecia a história do próprio cinema e que importantes nomes da Sétima Arte, como Moacyr Fenelon e Paulo Porto eram filhos desta terra”, conta.

O ator e diretor, Maurício Manguçu, disse ter ficado muito feliz em participar da Mostra de Cinema e Teatro de Muriaé. “Já tive o prazer de ser dirigido por Carlos Scalla, um grande nome das artes daqui da cidade. Para mim é um grande orgulho e uma emoção imensa fazer parte desta história”, diz.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias