Search
Close this search box.

“O Mundo Ploc de Pedro”: livro é lançado em Laranjal

Depois de Muriaé, mais precisamente na sede da Academia Muriaeense de Letras (AMLE), foi a vez de Laranjal receber o lançamento do livro “O Mundo Ploc de Pedro”, de autoria da pedagoga e professora, Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes.

O evento, realizado na sexta-feira (27), na Escola Estadual Coronel Francisco Gama teve como objetivo arrecadar fundos para a instituição através da venda dos livros. A organização do evento ficou a cargo direção e de todo o corpo docente da escola, que não mediu esforços para que o evento se tornasse um sucesso, o que realmente acabou acontecendo.

Nascida e criada em Laranjal, Valéria, também autora de “ComplexIDADES”, já realizou ações sociais em prol da Casa da Menina, em Muriaé, da Escola Estadual João Alves Bittencourt Sobrinho, localizada em Bom Jesus da Cachoeira, escola esta que a escritora também foi diretora há 27 anos, e em Juiz de Fora em prol do Instituto da Família/INFA.

Antes disso, “O Mundo Ploc de Pedro” foi lançado no Estado do Tocantins, onde a instituição Casa de Maria foi a primeira beneficiada pela autora através da venda do livro.

Em entrevista, durante o lançamento em Laranjal, Valéria disse estar surpresa com o sucesso do livro. “É uma satisfação muito grande. Não imaginava que o livro teria uma aceitação dessas. Este foi o grande desafio do projeto: o público abraçar a causa, entender a proposta e compartilhar desta corrente. O lançamento aconteceu em quatro cidades, em momentos diferentes, e teve grande repercussão. Sinto-me honrada, feliz e extremamente privilegiada pelos meus amigos, vizinhos, professores, pessoas que contribuíram para minha formação e demais convidados, como autoridades e representantes da sociedade, que vieram conhecer o resultado deste trabalho”, conta.

Valéria disse ainda que o livro ultrapassou a fronteira nacional, chegando até o Chile. “Foi uma surpresa muito grande, pois o livro se espalhou não só por outros estados brasileiros, como Tocantins, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, mas chegou também ao Chile, por conta do interesse de uma mãe”, conta a autora do livro que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, promover o acolhimento, informar sobre o diagnóstico do espectro de autismo e minimizar o preconceito.

Segundo Valéria, o livro está crescendo de uma forma inesperada. “Estou pensando até no ‘Mundo Ploc de Pedro II’, para avançar ainda mais na questão do autismo, mas, antes disso, em agosto deste ano, farei o lançamento do livro ‘Clarinha – Um Anjo de Asa Azul’, que conta a história de uma criança com Síndrome de Down, que terá também o objetivo de conscientizar os leitores sobre o assunto. Muita coisa ainda está por vir, como o livro ‘Pétalas’, com versos curtos, que chamo de ‘suspiros’ poéticos. Tenho trabalhado há um tempo e produzido muito a medida que a inspiração chegava, fui elaborando os textos e fazendo um compilado. Agora, como me aposentei das salas de aula, poderei me dedicar totalmente”, conta Valéria, ex-presidente da AMLE, que aproveitou a oportunidade para agradecer a Deus, aos seus familiares e aos amigos pelo apoio. “Sem eles, nada disso seria possível”.

Emocionada, a mãe de Valéria, Aparecida Dalva Monteiro de Barros Fernandes, presente no lançamento em Laranjal, disse estar orgulhosa do trabalho cultural e social da filha. “Tenho muito que agradecer a Deus e às pessoas que sempre valorizaram o trabalho da minha filha. Sou muito feliz por tudo que ela realizou até hoje. Durante toda a minha vida, Valéria me surpreendeu. Desde pequena, na escola, as professoras elogiavam o desempenho dela. Fico feliz por ela ter aprendido os valores da família e ter repassado isso em suas obras. Além dela ser uma excelente professora e escritora, ela também é uma ótima dona de casa e uma supermãe e isto me deixa sem palavras”, conta.

Os filhos de Valéria também compareceram ao lançamento para prestigiá-la. Túlio Fernandes Moreira disse estar muito feliz pelo trabalho desenvolvido pela mãe. “  Este último trabalho realizado por ela é resultado que vem sendo desenvolvido há alguns anos e este é o quarto lançamento da obra, e assim como os anteriores, também teve sua venda revertida para obras de caridade, iniciativa que me deixa muito orgulhoso. É como se minha mãe estivesse retribuindo tudo o que a cidade fez, enquanto ela ainda era uma criança”, diz.

Sávio Fernandes Moreira também disse estar orgulhoso pelo lançamento do livro da mãe. “Ela se esforçou bastante e esteve muito envolvida com os assuntos abordados em suas obras como educação, conscientização e aprendizado. Tenho certeza de que, assim como nós da família, minha mãe está muito emocionada em poder lançar este livro em sua cidade natal e em uma escola na qual ela foi aluna e inspetora. Ela está de parabéns, é uma merecedora”, conta.

Angélica Márcia, diretora da Escola Estadual Coronel Francisco Gama e professora de Língua Portuguesa e Artes, disse sentir um prazer imenso em receber o lançamento do livro “O Mundo Ploc de Pedro” nas dependências da instituição. “Valéria tinha me contado anteriormente que queria encerrar o projeto de lançamento da obra aqui em Laranjal para ajudar a escola, na qual ela foi aluna e inspetora. Esta ação me deixou muito feliz e honrada. Tudo aqui foi feito com muito carinho para receber esta grande escritora de nossa terra. A arrecadação dos recursos ajudará na manutenção da nossa biblioteca, que atende alunos do sexto ano ao Ensino Médio. Aproveito a oportunidade para agradecê-la pela oportunidade e pela confiança em nosso trabalho aqui na escola”, conta.

Angélica ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os professores e funcionários da escola, que não mediram esforços para que o evento acontecesse: “Só conseguimos realizar esse belo evento porque contamos com o apoio e trabalho voluntário de todos. Obrigada a todos que se empenharam e trabalharam para que tudo corresse da melhor forma possível”, conta.

O prefeito de Laranjal, Sudário Amorim Carneiro, compareceu ao lançamento do livro e agradeceu à escritora pelo carinho com a cidade. “Agradeço o convite e a presença de todos. Desejo que Valéria tenha muito sucesso em sua carreira e em seus projetos sociais”, conta.

Caio Áureo de Castro Silva, secretário de Administração da Prefeitura de Laranjal, aproveitou a oportunidade para parabenizar Valéria pela publicação do livro e pelo evento beneficente. “Esta foi uma bela retribuição que a escritora pode fazer pelo tanto que aprendeu na Escola Estadual Coronel Francisco Gama. Que sua carreira seja de muito sucesso e felicidade”, conta.

O vereador Paulinho Teixeira elogiou o trabalho de Valéria e disse que ela é um exemplo a ser seguido. “Creio que o lançamento do livro terá uma repercussão muito grande em um futuro próximo. Não apenas pelo assunto tratado, mas também pelos trabalhos que serão realizados com o auxílio dos recursos da venda dos exemplares. Creio que Laranjal caminhará junto com o sucesso da obra, agradecemos muito por tudo que Valéria tem feito”, diz.

 

2 comentários em ““O Mundo Ploc de Pedro”: livro é lançado em Laranjal”

  1. Parabéns, minha prima irmã você é especial.
    Tenho muito orgulho de ser sua prima irmã, sempre muito estudiosa, dedicada em todas suas ações .
    Jesus Nossa Senhora continue te abençoando sempre.

    Responder

Deixe um comentário

Outras Notícias