Search
Close this search box.

O que é estratégia competitiva?

Quando uma empresa resolve competir no mercado de forma que suas ações são como respostas às estratégias dos outros competidores e busca conseguir uma maior vantagem, isso é basicamente uma estratégia competitiva.

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. Muitas estratégias para conseguir ficar a frente são usadas e as vezes ficamos sem saber o que fazer, não é mesmo?

Sempre que se está pensando numa estratégia competitiva é muito importante que exista uma análise sobre qual o tipo de vantagem parece melhor: a de baixo custo ou a diferenciação do produto.

A empresa deve primeiro se posicionar em relação ao tipo de estratégia que julgou como sendo melhor. Feito isso, deverá ser definido quais serão as vantagens competitivas mais sustentáveis para empresa.

Deverá sempre ser aproveitado a competência que a empresa possuí para uma determinada ação e também é claro, quais são os recursos disponíveis que serão usados na estratégia.

O que é estratégia competitiva: algumas informações necessárias

A palavra estratégia, vem do grego e significa plano de manobra. Você sabia disso? Esse “plano” sempre deve estar visando uma posição mais lucrativa para a empresa.

Também não devemos esquecer que dentro desse plano para conseguir alternativas mais lucrativas, devemos evitar ao máximo o aumento do preço. Lembre-se que nem sempre o consumidor vai aceitar algum reajuste e isso pode interferir negativamente nos resultados finais.

Nunca tenha o aumento do preço como sua estratégia competitiva. Se caso você possuí dúvidas em relação a formação de preços, nós da www.gestaodovestuario.com.br organismos um e-book intitulado de Como calcular a formação de preço, justamente para quem possuí alguma dúvida.

Não deixe de conferir, nesse e-book nó ensinamos não só o calculo mas tudo que o envolve. É muito importante aprender todos os conceitos que estão por volta desse assunto.

Ainda no assunto das estratégias que serão pensadas, manter um preço mais acessível é sim um ótimo plano. Desde que isso consiga cobrir o preço de custo e algumas outras despesas.

Sempre devemos estudar os métodos e características das outras empresas. Você sabia que se esquecer dos concorrentes é um grande erro? São eles que podem nos servir como exemplo.

É muito bom estar observando a concorrência para verificar onde estão os seus maiores acertos e claro, os piores erros. Devemos usar isso como exemplo para usar como base de uma outra estratégia se for o caso.

Só nunca podemos ficar completamente parados dentro de um mercado que é cada mais competitivo. Uma ótima estratégia é investir fortemente no marketing do seu produto sabia?

O cliente precisa enxerga-lo como sendo algo essencial. Para que assim ele possa se fidelizar na compra desse produto. Invista em conseguir mostrar todas as vantagens que o seu produto possuí. Nunca se esqueça disso.

Você empresário, gerente ou sócio, também poderá analisar os seguinte fatores:

  • Mercado: Tenha acesso na demanda que a concorrência não consegue atender
  • Custo: Busque ter uma produção mais econômica em relação aos concorrentes
  • Economia em escala: Aquele possuir o maior volume vai conseguir obter muitas vantagens competitivas. Isso ainda inibira que outras empresas entrem para concorrer

O que é estratégia competitiva: considerações finais

Sempre esteja em busca das melhores alternativas para a sua empresa. Não deixe de pesquisar e buscar aprender tudo o que lhe for possível sobre o meio empresarial e principalmente sobre o seu setor de vestuário.

Tente sempre buscar por ótimas estratégias competitivas para que a sua empresa possua o maior destaque entre tantas outras do mesmo ramo.

Agora você já sabe um pouco sobre a estratégia competitiva e já pode começar a pensar em meio que vão ajudar a sua empresa conseguir buscar um crescimento sustentável.

Deixe um comentário

Outras Notícias