Search
Close this search box.

OCTACÍLIO PEREIRA

Nascido em 11 de abril de 1903
Falecido em 06 de fevereiro 1995

Octacílio PereiraNascido em Laranjal, Minas Gerais, a 11 de abril de 1903, era filho de Hilário Pereira e de Maria José Tavares. Mudaram-se para Miraí quando Octacílio era ainda pequeno. Ali, o menino foi registrado e passou grande parte de sua infância.

Aprendeu, pequeno ainda, o ofício de sapateiro com o Maestro João Rossi. Aos quatorze anos, iniciou a aprendizagem de música com os Maestros Hermógenes Bivá, Pedro Sérgio, Joaquim Conceição e com o seu irmão Onofre Rodrigues Barroca, filho do primeiro casamento de sua mãe.

Com seu trabalho honrado de sapateiro, sustentava os seus próprios estudos no ginásio noturno, sendo um de seus professores Álvaro Peixoto. Pela manhã, estudava escrituração mercantil com o Professor Tenente Manoel Falcão Sobrinho e José Tiose.

Em 1929, mudou-se para Santa Rita do Glória, hoje, Miradouro, a convite de alguns políticos amigos seus para montar ali uma sapataria e, ao mesmo tempo, ajudar nos trabalhos de formação da Banda de Música “Lira Santa Rita”.

Em 1932, casou-se em Muriaé com Júlia Hasttenreiter Araújo, filha de Antônio Araújo e Oliveira e de Anais Hasttenreiter Araújo. Desta união, nasceram Maria Anais Pereira Varela, casada com Mizael Assis Varella; Maria de Lourdes (falecida ainda solteira); Maria Aparecida Pereira Vargas, casada com Olívio Vargas Netto; Maria Clara Araújo Pereira, da congregação das Irmãs Carmelitas; e os gêmeos Júlia Maria Pereira de Paula, casada com Doutor Joaquim Roberto Moreira de Paula; e Júlio Cézar Araújo Pereira, casado com Maria Auxiliadora Vilas Boas.

Em 1935, Octacílio mudou-se para Muriaé trazendo sua esposa e filhos. Em 11 de abril deste mesmo ano, fundou, juntamente com o Maestro João de Souza, a Sociedade Musical “União dos Artistas”. Com seus conhecimentos na arte musical, Octacílio contribuiu muito para a organização e formação de novos músicos desta corporação musical que, até hoje, tão bem representa nossa cidade nos momentos de festa. Com o falecimento do Maestro João de Souza em 1941, Octacílio assumiu o comando da “União dos Artistas” e aí permaneceu até 1974, quando se aposentou e passou a batuta para o Maestro José Luiz Vargas. Em 1945, veio juntar-se à família a sobrinha Bárbara Maria Barroca, vinda de Miraí após o falecimento de seu pai.

Quando chegou a Muriaé, tratou logo de abrir a Sapataria Fortaleza, que funcionava no cômodo da frente de sua casa na Rua do Rosário, em frente ao atual Banco Bradesco. Era especializado na confecção de botas ortopédicas, receitadas pelos médicos da época que faziam questão de indicar sua sapataria, pois, era a que melhores resultados apresentava.

Octacílio Pereira possuía uma memória invejável. Contava episódios da vida política e social da cidade com detalhes minuciosos, mesmo com a idade já avançada. Exímio jogador de xadrez, eram poucos os que conseguiam ganhar dele uma partida.

Em 25 de agosto de 1987, recebeu o título de Cidadania Honorária: “Octacílio Pereira e sua distinta família souberam sempre dignificar e conviver salutarmente com a sociedade muriaeense, razão pela qual se justificam plenamente as homenagens que ora tributamos ao ilustre cidadão.”

Faleceu aos noventa e dois anos, em 06 de fevereiro de 1995, vivendo uma longa e modesta vida, cheia de honestidade, dignidade, trabalho e muita música.

Deixe um comentário

Outras Notícias