Selo comemora os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Selo comemora os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora AparecidaUm selo lançado pelos Correios está comemorando os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Porto, uma das igrejas mais tradicionais de Muriaé e região. A apresentação aconteceu na noite de domingo (2), no final da missa celebrada pelo pároco, padre Silas Geraldo, e contou com a presença do gerente da Agência Central dos Correios de Muriaé, Fernando Rufino de Barros e do muriaeense criador do selo, Renan de Almeida Rodrigues.

Foram confeccionados 504 selos, os quais só poderão ser adquiridos na secretaria da paróquia. É um selo de primeiro porte, ou seja, sem valor facial. Uma vez adquirido, ele nunca perderá seu valor. O valor unitário custa R$ 3,00 e a cartela com 12 selos, R$ 35,00. “Necessitando de outras tiragens, a paróquia pode nos procurar”, afirma o gerente geral dos Correios, Fernando Rufino. “Esta é uma iniciativa muito interessante. Estamos muito felizes com o resultado. A nossa intenção é apresentar este trabalho para outras paróquias, para podermos divulgar Muriaé”, acrescenta.

A logomarca traz uma silhueta da primeira igreja e da igreja atual. Ao centro, em marca d’água, está uma sombra da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas cores azul e amarelo. “O amarelo significa todo o trabalho aqui já realizado e o que se está por realizar. A família representa todos os fiéis e devotos que fazem parte desta história. O dourado significa os 50 anos de caminhada”, explica padre Silas.

Com o tema ‘Cinquenta anos Evangelizando’ e o lema ‘Mãe Aparecida, exemplo de fé’, a programação do cinquentenário inclui também celebrações, concursos e festivais. “Ainda teremos uma sessão especial na Câmara Municipal, um festival de música e poesia, sete missas comemorativas, as bodas de prata do padre Paulo Roberto Gomes e o lançamento do livro que pela primeira vez irá relatar nossa história paroquial”, conta o pároco. “Sentimos-nos imensamente felizes em estar prestando este serviço que marca e valoriza a história de nossa caminhada paroquial. Que esta memória possa fortalecer nossos ideais e clarear nossos objetivos”, finaliza padre Silas.

Prefeitura e Demsur fazem intervenções na obra do Córrego Santa Rita

Prefeitura e Demsur fazem intervenções na obra do Córrego Santa RitaApós receber a visita de uma comissão composta por moradores do Complexo Santa Rita, no Centro Administrativo, na tarde da última quinta-feira (30), a Prefeitura e o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) estão fazendo algumas intervenções no Córrego Santa Rita. Iniciadas na manhã da última sexta-feira (31), as ações têm o objetivo de amenizar os problemas existentes até que a empresa responsável pela obra se posicione.

De acordo com o diretor geral do Demsur, Rodrigo Guarçoni, será feito o rebaixamento do córrego que corta a Rua Teodorico Torres em 1,20m e a desobstrução de toda a rede da rua, assim como a da Rua Dona Maricas.

“Vamos atender a Travessa dos Expedicionários por trás do antigo açougue e da farmácia. Vamos fazer ali um tampão para amenizar o mau cheiro para a população que convive diariamente com este problema. Vamos entrar na galeria da Rua Santa Rita para ver como ela se encontra; se for o caso, vamos limpá-la. Carros-pipa vão molhar a rua, para que a poeira seja amenizada. Enfim, vamos cumprir com uma parte do papel que a gente entende que a empresa é que deveria cumprir. O prefeito Aloysio está notificando esta empresa, para que ela se apresente e informe a população. Estamos certos de que temos que estar presente, de uma forma ou de outra, para amenizar o sofrimento da população”, relata.

Rodrigo falou ainda que está registrando tudo e planilhando os custos para apresentá-los à empresa e afirmou que o Demsur estará presente no local até que a mesma se posicione. “Estamos relatando e fotografando tudo. Vamos planilhar o custo do que estamos fazendo para apresentar à empresa para o ressarcimento, porque essas intervenções não ficam barato”, conta.

Ainda segundo ele, o Demsur não tem condições de terminar a obra, porque a finalização de todo o complexo compete à empresa vencedora da licitação, a Prefisan. “O que nós estamos fazendo não é o término da obra. Nós não podemos fazer isso e nem temos condições. Mas até que a empresa inicie novamente as obras, nós não vamos deixar a população do Córrego Santa Rita à deriva”, conta.

Teodorico Torres, morador da rua de mesmo nome, afirma que os moradores estavam revoltados devido à rua que estar, segundo ele, ‘completamente abando-nada’. Eles reclamam de mau cheiro, proliferação de insetos, mato alto, sujeira e redes de esgoto entupidas. “Estamos com os nervos à flor da pele. Caso a situação não fosse amenizada, estávamos prontos para fechar a rua em manifestação”, conta.

‘Em busca do equilíbrio’ é o quarto livro do muriaeense Robério Torres

‘Em busca do equilíbrio’ é o quarto livro do muriaeense Robério Torres
Robério Torres (Foto: Teodorico Torres)

O médium muriaeense, Robério de Oliveira Torres, lançou sua quarta obra mediúnica. Também são de autoria do muriaeense os livros “Sob os auspícios da luz”, “Mediunidade (re) velada” e “Laços de Família”. O lançamento aconteceu no sábado (1º), no Teatro Zaccaria Marques.

A recepção da obra, que tem como autor espiritual Abel Gomes (renomado escritor espírita que viveu na região de Astolfo Dutra e faleceu no ano de 1934), começou em novembro de 2014 e foi encerrada em maio deste ano.

“O livro remonta às nossas origens e nos apresenta todo o nosso encadeamento evolutivo, surgindo da simplicidade e ignorância até chegarmos ao processo de perfeição. Mostra-nos também as nossas limitações e dificuldades, porém nos apresenta alternativas para que, equilibrando-nos, possamos conquistar saúde e o equilíbrio íntimo e, consequentemente, o equilíbrio do corpo físico”, conta o autor.

Ainda segundo Robério, a obra é destinada tanto para espíritas quanto para não espíritas. “O livro tem um lado mais aprofundado sobre as origens do espírito, mas, logo depois, traz assuntos do nosso dia a dia, como as dificuldades, os problemas de stress e de depressão e como lidamos com esses problemas e os nossos vícios. A obra nos aponta como todas essas atitudes malsãs nos desequilibram e como, ao contrário, as atitudes positivas, calcadas nas virtudes, podem nos equilibrar”, diz.

‘Em busca do equilíbrio’ pode ser adquirido no Grupo da Fraternidade Espírita Kaja Krisna, localizada na Rua Santa Rita, 220, Centro, e custa R$ 20,00. O valor da venda deste e de outros livros é revertido para trabalhos assistenciais e de divulgação da Doutrina Espírita.

O AUTOR – Filho de Agripino Torres e Bárbara de Oliveira Torres, Robério – 11º filho de 12 irmãos – nasceu no dia 22 de agosto de 1962. É formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), profissão que exerce até hoje como extensionista da Emater, escritório Muriaé.

Nascido em lar espírita, Robério iniciou-se nas atividades mediúnicas no final da década de 80. Atualmente, é diretor geral do Grupo da Fraternidade Espírita Kaja Krisna.

47º BPM recebe 30 novos sargentos

47º BPM recebe 30 novos sargentosTrinta novos sargentos se apresentaram para comporem o efetivo do 47º Batalhão de Polícia Militar. O curso teve início no primeiro semestre deste ano e a formatura dos graduados aconteceu no dia 31 de julho.

Os militares foram recepcionados nesta quinta-feira (6) pelo Estado Maior da unidade, sendo repassada a eles a importância de cada um no exercício de suas novas missões. O comandante do 47º BPM, tenente-coronel Cláudio Nazário da Silva Machado, fez uma breve apresentação da unidade e ressaltou aos militares sobre as peculiaridades da nova graduação.

Prefeitura de Palma abre inscrições para 82 vagas em todos os níveis

concurso publicoEstão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Palma. Estão sendo oferecidas 82 vagas para todos os níveis de escolaridade.

As inscrições seguem até o dia 3 de setembro pelo site do instituto organizador do concurso, www.idecan.org.br. Os interessados poderão, ainda, realizar inscrições de maneira presencial na sede da Prefeitura de Palma, localizada à Praça Getúlio Vargas, 29, Centro. O atendimento será realizado de 12h às 17h durante todo o período de inscrições, exceto sábados, domingos, feriados e dias de pontos facultativos.

CARGOS – Para o nível fundamental incompleto (alfabetizado), há vagas para Bombeiro Hidráulico (1), Cozinheira Escolar (1), Coveiro (2), Eletricista (1), Gari (5), Inspetor de Alunos (1), Mecânico (1), Monitor de Transporte Escolar (2), Motorista (3), Motorista Escolar (1), Operador de Máquinas (3), Pedreiro (4), Trabalhador Braçal (4) e Zelador (7).

Para nível médio, há vagas para Agente Administrativo (4), Atendente de Creche (2), Auxiliar de Saúde Bucal – PSF (3), Auxiliar de Secretaria Escolar (3), Secretário Escolar (1), Técnico em Higiene Bucal (1). Para médio técnico, são três vagas para Técnico em Enfermagem – PSF. Há vagas também para médio com habilitação para a modalidade normal superior e/ou magistério, sendo as vagas destinadas aos cargos de Monitor de Creche (4), Professor Regente de Educação Infantil (1) e Professor Regente das séries iniciais (7).

Para nível superior, as oportunidades são para Advogado (1), Contador (1), Técnico em Educação (1), Nutricionista (1), Farmacêutico (1), Enfermeiro – PSF (3) e Odontólogo – PSF (3).

PROVAS – As provas objetivas de múltipla escolha estão previstas para o dia 4 de outubro, em dois turnos de aplicação. Pela manhã, serão realizadas as provas para Agente Administrativo, Atendente de Creche, Auxiliar de Secretaria Escolar, Bombeiro Hidráulico, Coveiro, Eletricista, Gari, Inspetor de Aluno, Monitor de Creche, Motorista, Pedreiro, Professor Regente de Educação Infantil, Técnico em Enfermagem – PSF, Técnico em Higiene Bucal e Zelador.

À tarde, as provas serão realizadas para Advogado, Auxiliar de Saúde Bucal – PSF, Contador, Cozinheira Escolar, Odontólogo – PSF, Enfermeiro – PSF, Farmacêutico, Mecânico, Monitor de Transporte Escolar, Motorista Escolar, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor Regente das séries iniciais, Secretário Escolar, Técnico em Educação e Trabalhador Braçal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-033-2810, ou pelo email atendimento@idecan.org.br.

IF Sudeste de Muriaé tem a melhor nota da cidade no Enem 2014

IF SudesteO IF Sudeste, câmpus Muriaé, teve o melhor desempenho entre as escolas da cidade e o décimo quarto melhor desempenho entre as escolas federais de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (5) as notas e o desempenho de todas as escolas do país que participaram do exame.

A região Sudeste foi, mais uma vez, a melhor entre as regiões do país. Foram 70 das 100 melhores colocadas. No exame anterior, 77 das 100 melhores colocadas eram do Sudeste.

A segunda região com melhor desempenho foi o Nordeste, com 20 entre as 100 melhores classificadas. Em seguida, aparecem o Centro-Oeste, com seis escolas, Sul, com três, e Norte, com uma.

Planalto ganhará uma nova sede para a UBS

Planalto ganhará uma nova sede para a UBSA Prefeitura de Muriaé está construindo uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS no bairro Planalto para ampliar a qualidade do atendimento à população. O posto de saúde que ainda hoje está em funcionamento, está instalado em um imóvel alugado, o qual já não comporta mais o número de usuários.

A UBS, com acesso pela Rua Salomão, será construída com recepção, consultórios médico e dentário, sala de inalação coletiva, de vacinas, de exames e para curativos. A unidade oferecerá os serviços de saúde básica: médico clínico geral e equipe de saúde da família – enfermeiro e agentes comunitários, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, exames ginecológicos, entre outros.

O novo posto de saúde atenderá moradores dos bairros Planalto, José Augusto de Abreu, Safira, algumas ruas da Barra, Santa Helena e Zona Rural – Belvedere. A previsão é de que a obra esteja pronta para abril de 2016.

O prefeito Aloysio Aquino esteve no local com o presidente de bairro, Maicon Silva, e demais representantes da comunidade para vistoriar a obra. “Sabemos que o Planalto foi um bairro que cresceu muito e, com isto, aumentou a demanda de atendimentos também. Nosso objetivo é atender os moradores das áreas urbana e rural”, ressalta ele, lembrando que a nova sede terá mais espaço que a atual e permitirá que o município economize recursos.

A Prefeitura está construindo também outras unidades básicas de saúde no município. Estão em andamento as UBS’s dos bairros Prima-vera, Gaspar e nos distritos de Boa Família e Vermelho.

Câmara retorna às atividades parlamentares após recesso

DSCN1466A Câmara Municipal de Muriaé retornou às suas atividades parlamentares nesta segunda-feira (3), após 30 dias de recesso, o qual teve início no dia 31 de junho. Com isso, as sessões ordinárias foram interrompidas, porém os trabalhos legislativos continuaram com atendimento normalmente. Neste período, no dia 16 de julho, aconteceu uma reunião extraordinária para votação de projetos de urgência a pedido do Executivo. A partir de agora, a rotina das sessões volta ao normal.

O segundo período do Legislativo municipal foi iniciado com uma consulta pública, a pedido do diretor geral do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur),  Rodrigo Lopes Guarçoni, para explanação sobre a necessidade, segundo ele, do reajuste de 15,9% no valor da taxa de água e esgoto na cidade.

Após a consulta pública, os vereadores realizaram ainda a reunião ordinária com a aprovação de Projetos de Lei. Entre eles, o da readequadação do piso salarial dos pedagogos, supervisores, orientadores e inspetores escolares, abertura de crédito para custeio de equipes de urgência e emergência na saúde, além da adequação de cargos em comissão na Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo e de Saúde. A reunião terminou às 23h30min com a derrubada do veto do prefeito referente ao Projeto de Lei do vereador Ademar Carmerino, que dispõe sobre a obrigatoriedade de se adotar medidas para evitar a existência de criadouros dos mosquitos da dengue.

RECESSO – O recesso é um período em que os parlamentares, tanto senadores quanto deputados e vereadores, interrompem suas atividades. Funciona como as férias de 30 dias por ano a que os trabalhadores têm direito. Para os políticos, a paralisação está prevista também na Constituição Federal. As datas estipuladas pela Constituição, no entanto, são ajustáveis conforme as circunstâncias de cada Casa e suas necessidades. O recesso, porém, não pode ultrapassar 55 dias, regra válida tanto para o Congresso Nacional quanto para as Assembleias Legislativas e as Câmaras dos Vereadores de todo o país. A paralisação pode ser interrompida a qualquer momento por meio de uma convocação extraordinária, em casos de “urgência ou interesse público relevante”, conforme prevê a Constituição.