Search
Close this search box.

PAULO FRAGA

Nascido em 04 de junho de 1924
Falecido em 07 de setembro de 2010

Paulo FragaFilho de Maximiano Fraga e de Zulmira Ferreira Fraga, nasceu em Patrocínio do Muriaé no dia 04 de junho de 1924. Estudou em sua terra natal todo o primário, cursando o supletivo em Juiz de Fora.

Foi tabelião do cartório de 1º ofício em Muriaé, aposentando-se aos setenta anos de idade.

Casou-se, em Patrocínio do Muriaé, na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, no dia 24 de abril de 1948, com Lilia Pompei Fraga, tendo o casal três filhos: Inês Maria Fraga, Paulo Fraga Filho e Lilia Maria Fraga Tostes, todos casados. São seus netos: Renan, Susila, Laura, Hugo, Elisa, Isabela e Bernardo.

Paulo Fraga foi Prefeito de Muriaé no período de 1973 a 1976 e Vereador por três mandatos. Durante sua gestão como Prefeito, fundou alguns bairros: São Cristóvão, Planalto e João XXIII. Além disso, inaugurou o Horto Florestal, o Parque Marliére, diversas secretarias para a organização dos trabalhos na Prefeitura de Muriaé e desapropriou, em parceria com o Sindicato Rural de Muriaé, a área onde, hoje, é o Parque de Exposições Lael Varella. Também em Patrocínio do Muriaé, foi eleito o primeiro Prefeito, onde atuou ainda como membro do Legislativo. Todas as vezes que se propôs a ocupar cargos públicos, participou de várias decisões políticas importantes.

Era um homem preocupado com as necessidades dos outros, por isso, estava sempre disposto a ajudar. Segundo seu filho, “ele encontrou na política uma forma de ajudar no progresso desta cidade. Nas conversas que tínhamos, sempre se orgulhava das ações por ele desenvolvidas.”

Condecorado com o título de “Honra ao Mérito” pela Câmara Municipal de Muriaé, em 2007, pelos serviços públicos prestados à comunidade, enveredou-se também pelos caminhos da literatura e do jornalismo, escrevendo artigos e chegando a publicar três livros: “Além da Crítica”, “Muito Além da Crítica” e “Soluções Simples para Problemas Complexos”.

Paulo Fraga faleceu no dia 07 de setembro de 2010, em Muriaé, aos oitenta e seis anos de idade, vítima de um acidente de carro. Seu corpo foi velado no Salão Nobre do Memorial Municipal de Muriaé e cremado na cidade do Rio de Janeiro. Amigos, parentes e lideranças políticas compareceram ao velório.

Para o amigo e companheiro de mandato, Guilherme Miguel Dornelas, “Paulo Fraga ficará na história, devido ao dinamismo e à visão diferenciada que tinha diante da administração pública”. Já o ex-Vereador, Reinaldo Dornelas, disse: “É um verdadeiro exemplo de vida. Um político com visão de futuro e empreendedorismo”.

Deixe um comentário

Outras Notícias