Search
Close this search box.

Prefeitura de Miraí inaugura CAPS “Dr. Geraldo de Almeida Oliveira”

A prefeitura de Miraí, cidade situada a 34 km de Muriaé, inaugurou o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) “Dr. Geraldo de Almeida Oliveira”, na tarde de sexta-feira (25), no Centro da cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, os Centros, nas suas diferentes modalidades, promovem serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial.

Luiz Fortuce, prefeito de Miraí, presente no evento, disse que o CAPS era uma necessidade para o município. “Graças à secretaria de Saúde, nós tivemos a oportunidade de implantar esta unidade, que vai auxiliar muito nossa população, que tinha que procurar tratamento em cidades vizinhas, como em Muriaé, mas que por conta do deslocamento, acabava desistindo. Agora, o acesso ao atendimento será muito mais fácil. O CAPS já está em pleno funcionamento e nossa equipe está pronta para atender com todo o cuidado necessário”, conta.

Luciano de Souza Alcântara, secretário de Saúde de Miraí, disse que a solicitação para que o CAPS fosse implantado na cidade foi feita em 2013. “Finalmente, nossa população poderá receber tratamentos para ansiedade, depressão e outros transtornos mentais sem sair do município. O único serviço de CAPS que ainda será utilizado por nossa população em Muriaé será o para tratamento contra o vício de álcool e drogas. O mais importante é que as pessoas utilizem o serviço para voltar ao convívio social de maneira saudável e equilibrada”, conta.

Tamires Resende Souza, coordenadora e enfermeira do CAPS de Miraí, o serviço será prestado para moradores de Miraí, de São Sebastião da Vargem Alegre e das zonas rurais próximas.

“Os serviços do CAPS serão destinados para a população que passa por algum momento de crise ou sofre de algum transtorno mental grave, que impede o convívio com a sociedade. Nossa equipe é composta por um médico psiquiatra, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um pedagogo, uma psicóloga, uma assistente social e uma auxiliar de serviços gerais. No local, serão feitas terapias ocupacionais, oficinas terapêuticas, cuidados com higiene pessoal, cuidados com a saúde em geral e auxílio nas medicações. Além disso, é verdadeira oportunidade para que todos possam compreender que essas pessoas precisam de atenção e aceitação, além de acolhimento e humanização, de forma que elas não sejam marginalizadas”, conta.

Célio Barbosa de Oliveira disse ter ficado emocionado, juntamente com sua família, ao ver o CAPS do município receber o nome de seu pai, Geraldo de Almeida Oliveira. “Estamos muito satisfeitos pela homenagem feita ao meu pai, que prestou serviços por muitos anos aqui em Miraí. Ele atendia todo o tipo de público, sem nenhuma distinção. Estamos muito orgulhosos”, diz.

O prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir José Vieira, disse que a inauguração do CAPS de Miraí também é um orgulho muito grande para a população de sua cidade, que será contemplada com os serviços da instituição. “A inauguração do CAPS reforça, ainda mais, nosso vínculo com Miraí. Sabemos que os serviços prestados aqui serão de grande importância para a população dos dois municípios. Conforme digo sempre, o sucesso de qualquer entidade e empreendimento depende do recurso humano, da equipe que trabalha e, lembrando disso, peço a vocês todos, que trabalharão no CAPS, que sintam-se, realmente, servidores públicos para atender a população de forma competente, com honestidade e carisma. Agradeço imensamente a todos, em especial à nossa secretária de Saúde, Flávia Martins Barbosa Rodrigues e ao secretário de Saúde de Miraí, Luciano de Souza Alcântara”, diz.

O CAPS de Miraí funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento ao público das 8h às 16h.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias