Search
Close this search box.

Prefeitura de Rosário da Limeira realiza a 17ª Exposição Agropecuária e Artesanal

O fim de semana foi agitado no município de Rosário da Limeira, localizado a 36 km de Muriaé. Nos dias 27 a 29 de julho, milhares de pessoas compareceram ao Parque de Exposições Joaquim Antônio de Freitas da cidade para acompanhar as diversas atrações da 17ª Exposição Agropecuária e Artesanal. Este ano, o destaque foram os shows de Israel Novaes, Leo Rodriguez, Banda Lyrius e Ludi da Matta.

A abertura oficial contou com o agradecimento do prefeito José Maria Pinto da Silva aos representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, autoridades, secretários e servidores municipais pela presença e, principalmente, aos produtores e artesãos da cidade.

“Graças às parcerias, o município tem conseguido valorizar o trabalho do homem do campo e incentivado sua permanência na área rural, através da produção de café, verduras, legumes e leite de qualidade. O produtor de Rosário da Limeira precisa de estímulos não só na produção, mas também no conhecimento das possibilidades de mercado, melhorando, a cada dia, seus produtos, alcançando lucro e qualidade de vida. Somos uma região de pequenos agricultores, que trabalham com a família, e possuímos grandes chances crescermos economicamente. Por isso, a 17ª Exposição Agropecuária e Artesanal começou, mais uma vez com o III Concurso de Qualidade do Café, no qual incentivou, ainda mais, a produção local”, conta.

Segundo o prefeito, os produtos artesanais feitos pelos moradores de Rosário da Limeira têm recebido incentivos da administração municipal. “Nos pavilhões da 17ª Exposição Agropecuária e Artesanal foi possível encontrar o trabalho de 62 artesãos, além de diversos produtos feitos pelos próprios moradores da cidade e do campo. A festa é uma conclusão e uma divulgação de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas com muito orgulho no dia a dia. O objetivo principal é valorizar o trabalho da agricultura familiar, que gera investimento e desenvolvimento local”, conta.

Pela primeira vez em Rosário da Limeira, o cantor Israel Novaes disse que cantar para um novo público é sempre uma vitória em sua carreira. “Durante a sua trajetória, o artista passa por momentos distintos como conhecer e rever o público. O fato de conhecer me deixa ansioso, mas é uma sensação maravilhosa. Fico apreensivo antes de subir ao palco”, diz.

Alexandre Braga Ribeiro, secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Rosário da Limeira, disse que a atual administração conseguiu resgatar a Exposição Agropecuária e Artesanal desde o ano passado. “Aproveito o momento para agradecer ao prefeito José Maria pela oportunidade de estar à frente deste evento”, conta.

Rita de Cássia Montezano Pacheco de Oliveira Linares, secretária municipal de Educação de Rosário da Limeira, disse que a pasta ficou responsável por organizar os pavilhões de artesanato e o camarim da 17ª Exposição Agropecuária e Artesanal.

“Foi um trabalho que deu muito certo no ano passado. As peças de artesanato são produzidas exclusivamente pela comunidade de Rosário da Limeira, principalmente as que estão localizadas na área rural do município. São itens para o lar, bordados e doces feitos no fogão à lenha. Nosso prefeito sempre apoiou ações que visam valorizar o empreendedorismo e o artesanato local, o que melhora muito as condições da vida econômica dos trabalhadores do campo. Além disso, a prefeitura tem apoiado a realização de oficinas de artesanato voltada para crianças da APAE. Sem dúvida, toda a equipe da prefeitura de Rosário da Limeira tem trabalhado muito para o desenvolvimento humano da nossa população, fazer parte disso me deixa muito orgulhosa”, diz.

III Concurso de Qualidade do Café de Rosário da Limeira – Fazendo parte das atividades da 17ª Exposição Agropecuária e Artesanal, foi realizado, na manhã de sexta-feira (27), a premiação do III Concurso de Qualidade do Café, promovido pela Emater-MG e pela prefeitura municipal, com o apoio do Sicoob Credisudeste.

Segundo Robério de Oliveira Torres, engenheiro agrônomo e extensionista agropecuário do Escritório da Emater-MG de Muriaé, o objetivo do Concurso é identificar, promover e premiar os cafeicultores, pela obtenção de cafés  de qualidade; incentivar a constante melhoria da qualidade como meio mais eficaz na conquista de mercados, agregar valores e atender à  crescente demanda por produtos diferenciados.

“Ao todo, participaram do III Concurso de Qualidade do Café de Rosário da Limeira, 38 candidatos, na categoria Café Natural”, conta. 

Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, presidente do Sicoob Credisudeste e gerente regional da Emater-MG, disse que foi muito importante apoiar eventos como o Concurso de Qualidade do Café, realizado em Rosário da Limeira, cidade que depende da economia agrícola, principalmente da agricultura familiar.

“Rosário da Limeira está vivendo uma retomada da produção cafeeira, por isso a Emater-MG, juntamente com a prefeitura municipal, e o Sicoob Credisudeste buscam promover eventos como este Concurso. Assim, os produtores podem melhorar a qualidade de seu produto e alcançar novas oportunidades”, conta.

Ricardo Tadeu Galvão Pereira, engenheiro agrônomo e coordenador técnico regional da Emater-MG, procurou passar para os produtores de café de Rosário da Limeira, quais os critérios exigidos no Concurso. “Falamos um pouco sobre a umidade, a peneira, que é uma exigência do mercado e demais atributos que aumentam a qualidade do produto. Um dos objetivos na realização do Concurso é divulgar estes atributos para que os produtores melhorem cada vez mais, alcançando espaço no mercado. O consumo do café comum cresce 1,5% ao ano, enquanto o café produzido de forma especial cresce 15%. Aproveito para agradecer e parabenizar todos os produtores que participaram desta 3ª edição do Concurso”, conta.

Sérgio Aparecido Gonçalves, secretário de Agricultura de Rosário da Limeira, disse que o Concurso de Qualidade do Café foi uma das maneiras que o município encontrou de valorizar a permanência e o trabalho do homem no campo. “Ao produzir um produto com mais qualidade, o produtor consegue mais lucro e, consequentemente, o município se desenvolve em diversas áreas. Por isso, a secretaria municipal de Agricultura colabora no transporte de mudas e no fornecimento de insumos. Além do Concurso de Qualidade do Café, também realizamos e apoiamos, neste período, o Torneio Leiteiro. São várias categorias com animais produzindo até 55 kg de leite por dia em propriedades que contam com apoio do transporte e do maquinário agrícola municipal”, conta.

Resultado do III Concurso de Qualidade do Café de Rosário da Limeira:                                                    

1º lugar – Ailton Luiz Falco

2º lugar – Vanderlei Firmino de Souza

3º lugar – José  Rodrigues Vieira

4º lugar – Ailton Paulo da Silva

5º lugar – Gilberto Firmino de Souza

Deixe um comentário

Outras Notícias