Search
Close this search box.

Projeto ‘Educação para Cooperar’ difunde cooperativismo em escolas de Muriaé

O Sicoob Credisudeste encampa um projeto de educação cooperativista que promete lançar as bases para a formação de futuros cooperativistas em Muriaé. É o projeto “Educação para Cooperar”, envolvendo sete escolas municipais da cidade, numa parceria da cooperativa de crédito com a prefeitura e a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg).

O encerramento do primeiro ano de atividades foi no último dia 23/10, com a premiação aos vencedores do concurso de poesia. A solenidade aconteceu no Teatro Zaccarias Marques, com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, diretores, professores, pedagogos e familiares dos estudantes.

Além do certificado de participação, os três primeiros colocados de cada nível (I para 5º ano; II para 7º; e III para 9º) foram premiados com medalhas, bicicletas e quantias em dinheiro.

Com o tema “Educação Cooperativista – Atitudes simples movem o mundo”, o concurso contou com a participação dos alunos das escolas Doutor Antônio Canêdo, Cléria Ticon Carneiro, Clara de Castro Rogério, Professora Elza Rogério, Professora Stela Fidelis, Sérgio Lúcio Fernandes do Amaral e Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic).

O objetivo é incentivar a leitura, a escrita e a cooperação entre os estudantes, fortalecendo a filosofia do cooperativismo no município. No geral, os autores das poesias finalistas usaram de muita criatividade e talento para destacar os valores humanos presentes no ato de cooperar, a exemplo da união, da compaixão, dentre outros. A seleção das poesias ficou por conta da equipe da Secretaria de Educação.

A coordenadora das escolas rurais de Muriaé e do projeto “Educação Cooperativista”, a professora Maria de Fátima Barbosa, descreve a importância das ações junto aos estudantes.

“O projeto proporcionou grande crescimento não só pra mim como para todos os envolvidos. Além do espírito solidário, vem mexer também com o coração das pessoas, que passaram a ter um novo olhar para aqueles que precisam mais do que nós. Conseguimos perceber que cooperar não é apenas doar, é um abraço, uma pausa para ouvir alguém, num mundo onde as pessoas não têm tempo para nada, cooperar se resume às vezes se resume a um simples olhar”, diz. 

Transformação

Fátima ressalta ainda a transformação provocada pelo projeto “Educação Cooperativista” nas comunidades onde estão as escolas. “Começamos a perceber que as pessoas passaram a agir com o coração. Uma atitude simples pode transformar a comunidade onde estamos inseridos. Agradecemos ao Sicoob Credisudeste pela rica oportunidade de participar deste programa”.

O vice-presidente do Conselho Administrativo da cooperativa de crédito, Ricardo Ferreira da Silva, analisa que só através da educação cooperativista é possível transmitir os valores do cooperativismo. “Vamos realmente poder mostrar para crianças, jovens e adultos o que é cooperativismo. O Sicoob presta todos os serviços de um banco, mas não somos banco, somos cooperativa de crédito. Infelizmente, muitas pessoas vêm para a cooperativa achando que somos mais um banco”, afirma.

Ainda segundo Ricardo, o projeto “Educação para Cooperar” vai levar até o público uma noção maior do cooperativismo. “Vamos fortalecer cada dia mais nossa educação cooperativista, mostrando o que é nossa união, nossa força, para promover a educação dessas pessoas. O evento de hoje é um sonho antigo nosso, em parceria com a Prefeitura, escolas, ONGs para disseminar o cooperativismo. Muitos jovens premiados, isso é um show! Quem sabe futuramente esses estudantes se associem à nossa cooperativa e a outras cooperativas da região”.

O presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Credisudeste, Paulo Alexandre de Oliveira, também marcou presença na cerimônia de premiação do concurso de poesia e faz coro à fala do seu vice. “Para o cooperativismo se fortalecer tem que buscar novos cooperados junto à juventude. E a melhor forma é na infância e na adolescência para conhecerem desde já o sistema cooperativista. A contribuição do Sicoob Credisudeste é muito grande e hoje aqui vimos resultados na participação e na qualidade do que os estudantes produziram”, disse. 

Continuidade

Com aulas de educação cooperativista incluídas no currículo, o projeto “Educação para Cooperar” prosseguirá em 2019. O concurso de poesia foi apenas a primeira etapa do programa, que pode incluir outras escolas e aumentar a participação dos estudantes no próximo ano.

As sete escolas envolvidas receberam uma placa para afixarem na entrada como forma de divulgar a participação no projeto.

Conheça os destaques do concurso!

Ensino Fundamental I (5º ano)

1º Lugar – Lara Neves de Assis – aluna do 5º ano da Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo

2º Lugar – Vitória Mateus Fortini Silva – aluna do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic)

3º Lugar – Maria Clara Silva Benedito – aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Stela Fidelis

Ensino Fundamental II (7º ano)

1º Lugar – Gabriel da Silva Andrade – aluno do 7º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

2º Lugar – Sunamita Santos Freitas – aluna do 7º ano da Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral

3º Lugar – Ana Carolina Carneiro Bandeira – aluna do 7º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

Ensino Fundamental II (9º ano)

1º Lugar – Thaynara Cristiane de Souza Almeida – aluna do 9º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

2º Lugar – Josiane da Silva Carneiro Medeiros – aluna do 9º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

3º Lugar – Dayanni Cassimiro dos Santos – aluna do 9º ano da Escola Municipal Professora Elza Rogério

Deixe um comentário

Outras Notícias