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Projeto Escola Animada apresenta resultados da Zona da Mata mineira

Projeto Escola Animada apresenta resultados da Zona da Mata mineiraEm mais um ano de realização na Zona da Mata, o Projeto Escola Animada contribuiu para a formação de professores e alunos. Em 2015, a iniciativa trabalhou uma rede colaborativa de agentes culturais e educacionais nos municípios da região. Para apresentar seus resultados, no dia 27 de novembro, foi realizada, em Cataguases, a Arena Escola Animada, que celebrou as conquistas desta última edição. Realizado com o apoio da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim, em parceria com a ONG Fábrica do Futuro, o Escola Animada é desenvolvido em Cataguases, Muriaé, Itamarati de Minas, Leopoldina e teve início, este ano, também em Juiz de Fora.

Durante o evento, foi realizado um balanço da iniciativa e a apresentação de projetos desenvolvidos ao longo do ano pelos professores participantes. Além disso, ocorreu uma roda de conversa com Bernardo Novais da Mata Machado, secretário-adjunto de estado da Cultura, e Raul Demolinari, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional das Unidades de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais.

“É uma satisfação fazer parte desse projeto. A Votorantim Metais e o Instituto Votorantim acreditam em iniciativas como essa, na área social. Apostamos no poder transformador do ‘Escola Animada’ e a iniciativa está inserida no nosso compromisso com o desenvolvimento da Zona da Mata mineira. A expectativa é que o projeto seja ampliado e beneficie mais pessoas”, ressaltou Raul na ocasião.

Em 2015, mais uma vez, o “Escola Animada” desenvolveu ações a partir do conceito de territórios educativos. As atividades tiveram como foco a elaboração de projetos interdisciplinares, a aplicação de ferramentas digitais como recursos inovadores na prática educativa e a criação de blogs – ambientes de ensino-aprendizagem criados pelos professores e seus alunos.

“Este ano, foi fundamental a escolha das escolas-polos, que funcionaram como verdadeiros ‘nós’ da rede colaborativa. Ao todo, foram oito: duas em Cataguases, duas em Muriaé, uma em Juiz de Fora, uma em Itamarati de Minas e uma no distrito rural de Providência, em Leopoldina. Essas escolas puderam oferecer à rede o suporte de laboratórios de informáticas e internet de melhor qualidade, assim como maior facilidade de acesso a professores de outras escolas da região”, explica César Piva, gestor Cultural da Fábrica do Futuro.

O processo de formação aconteceu de agosto a novembro, com aulas presenciais nos laboratórios organizados nas escolas-polo.  Já as aulas virtuais ocorreram em uma plataforma digital desenvolvida especialmente com esse objetivo. Tudo sob a coordenação e tutoria de profissionais de diversas áreas.

O ESCOLA ANIMADA – O projeto é uma ação de educação e cultura, desenvolvido a partir da formação de professores da região na aplicação dos recursos audiovisuais e de tecnologias digitais nas metodologias de ensino. Essa capacitação acontece por meio de tutoria online para os educadores, simultaneamente à aplicação das atividades pedagógicas em sala de aula, no intuito de solucionar dúvidas e auxiliá-los no desenvolvimento de seus projetos e atividades.

Em 2015, o “Escola Animada” envolveu diretamente mais de 200 pessoas, entre professores, diretores de escolas, gestores e administradores da rede de ensino das cidades envolvidas. Ao todo, participaram do projeto oito escolas-polos, 25 instituições de ensino da região e 126 professores. O projeto alcançou mais de 22 mil alunos, conforme pesquisa realizada com educadores participantes, sendo que 630 desses alunos estão participando da aplicação de projetos.

PRÓXIMOS PASSOS – Desenvolvido desde 2013, o “Escola Animada” já planeja novas ações para o próximo ano. Devem acontecer melhorias na plataforma digital e nos blogs dos professores. Também será ampliada a ativação e mobilização da rede por meio de aplicativos em celulares, assim como será consolidado o método de formação dos mediadores locais.

Está prevista também a promoção de cine clubes na rotina estudantil para melhorar a relação com os filmes produzidos no Polo Audiovisual. “Em 2015, por diversos motivos de agenda nas escolas, greves e outros fatores, prorrogamos a execução dessa iniciativa para o primeiro trimestre de 2016. Iniciaremos o ano letivo com a execução das oficinas de formação de cine clubistas com a entrega dos kits. Até o final de março do próximo ano, tudo estará integrado à execução prática dos projetos interdisciplinares elaborados em 2015 por cada professor e seus alunos”, explica César.

Para facilitar o processo, em 2015, foram disponibilizados na midiateca da plataforma digital (Proar), 47 filmes (longas, curtas e documentários), que poderão ser utilizados como ferramenta pedagógica em diversas áreas temáticas: Territórios, Pluralidade e Diversidade; Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Educação Empreendedora.

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