Search
Close this search box.

SEBASTIÃO DIAS LADEIRA – “Tatão Ladeira”

Nascido em 10 de abril 1920
Falecido em 26 de novembro de 1994

Sebastião Dias LadeiraFilho de Antônio Dias Ladeira e de Maria Madalena Ramos, “Tatão Ladeira” trabalhou desde menino, ajudando seu pai na roça, colhendo café; na cidade, também com seu pai, pegava o lixo em uma carroça de burro.

Foi padeiro e percorreu vários serviços até aprender o ofício de pedreiro com o Sr. José Bellinazo e, em 1946, como construtor de obras, fez a primeira casa à Rua João Crisóstomo, nº 77, pertencente ao Sr. Antônio Salgado, iniciando, assim, uma linda carreira, respeitada, de muito amor à profissão.

Estudou até a 4ª série no Grupo Escolar Doutor Silveira Brum e, mesmo assim, como construtor, fazia plantas e cálculos com tal competência que foi autorizado a colocar placas em suas obras por muito tempo. Teve sua carteira assinada como construtor de 01 de dezembro de 1969 a 31 de março de 1976, pela Sociedade de Obras Sociais – SOS. Pela Prefeitura Municipal de Muriaé, como chefe de obras, trabalhou de 01 de dezembro de 1977 a 18 de junho de 1985.

Suas obras foram inúmeras, pois só parou com seu falecimento. Era orgulhoso de sua profissão.

Atuou também no meio político como cabo eleitoral do Vereador Newton Frade, por muitos anos o mais votado. Mais tarde, por duas vezes, candidatou-se a Vereador.

Foi também muito conhecido pela outra face de sua vida: a música. Teve um programa de rádio com o trio Tião Nascimento (seu tio), Tatão Ladeira e Dora (sua prima). Mais tarde, o trio passou a ser composto por Tatão, Adão Ladeira e Pedrinho. Não parou por aí: com seu acordeom, animou quadrilhas e aniversários. Teve conjuntos musicais: “Ladeira e seu conjunto” e “Night Blue”, que animaram bailes em Muriaé e região. Também foi seresteiro.

Casou-se, pela primeira vez, com Maria do Carmo Dias, deixando três filhas: Maria Aparecida, Maria da Consolação e Maria do Carmo. Pela segunda vez, casou-se com Josefina Carvalho Ladeira, deixando cinco filhos: Sebastião, Júlio Cezar, Fernando Mauro, Luiz Henrique e Marcus Vinícius.

Foi um homem de bons sentimentos e cativou a todos com seu sorriso aberto, sua coragem e amor à sua família, sua cidade e sua vida.

Faleceu no dia 26 de novembro de 1994, deixando saudades a familiares, parentes e amigos. Como justa homenagem, temos a Travessa Tatão Ladeira, no Centro, pela lei nº 2311/99.

Deixe um comentário

Outras Notícias