Search
Close this search box.

Sicoob Credisudeste apoia o XVI Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas

O Sicoob Credisudeste apoiou o XVI Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas – Região de Muriaé, que encerrou durante cerimônia solene na manhã da última quinta-feira (19), no restaurante do SESC da cidade.

Após a abertura oficial, a programação contou com uma palestra com o tema “Qualidade dos Cafés da Safra 2017”, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Ricardo Tadeu Galvão Pereira, da EMATER – MG.

Em seguida, foram apresentados os parceiros do Concurso, entre eles, o Sicoob Credisudeste, representado pelo seu presidente do Conselho, Paulo Alexandre Carvalho e pelo diretor superintendente, Francisco Xavier Borges.

Francisco Xavier Borges conta que eventos deste tipo, que valorizam o produtor rural, são de grande importância para o Sicoob Credisudeste, que possui, aproximadamente, 30 mil associados que trabalham diretamente com o agronegócio. “Todo este movimento que aconteceu aqui hoje é de interesse de nossa cooperativa de crédito que faz questão de participar junto com o produtor”, diz.

De acordo com Francisco, o Sicoob Credisudeste participou do financiamento dos insumos, colheita e demais etapas necessárias para o produtor chegar até a etapa final do concurso. “É sempre bom salientar que o produtor tem, no Sicoob Credisudeste, a liberdade de participar de nossas assembleias e de ser tratado como um verdadeiro cooperado deve ser e com uma instituição voltada para ele”, diz.

Paulo Alexandre de Carvalho, presidente do Conselho do Sicoob Credisudeste e, também, gerente da EMATER-MG, disse que são 16 anos de um concurso que valoriza a qualidade e a produção do café regional. “É um concurso que valoriza a produção correta, respeitando as condições ambientais, preservando os recursos da natureza e produzindo um café de qualidade que vem ganhando o mercado nacional e internacional e, com isso, proporcionando ao produtor sua permanência no campo com sua atividade”, diz.

Paulo Alexandre conta que o processo de melhoria do produto é contínuo. “Não há interesse em produzir em grande quantidade. É uma característica de nossa região a ‘cultura de montanha’, que é exclusiva da agricultura familiar, em pequena quantidade, mas com muita qualidade”, completa.

O engenheiro agrônomo e extensionista da EMATER-MG, Robério Torres, disse que são 16 anos provando que a região de Muriaé produz café de qualidade.

Questionado sobre o processo do Concurso, Robério conta que ao mesmo tempo em que se encerra um, o seguinte já se inicia. “Encerrando um concurso, já iniciamos o estudo das normas e divulgamos o regulamento para que os interessados em participar do próximo entrem em contato com o escritório local da EMATER. Após essa etapa, o técnico visita as plantações e retira as amostras que serão avaliadas por degustadores profissionais”, diz.

O Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas foi dividido em três categorias: Café Natural Terras Baixas (abaixo de 900m), Café Natural Terras Altas (acima de 900m) e Cereja Descascada. São premiados os seis melhores das categorias Natural Terras Baixas e Natural Terras Altas e os três melhores da categoria Cereja Descascada.

Após a apresentação dos parceiros e da cerimônia de premiação, os participantes confraternizaram com um almoço no local.

Confira os ganhadores de 2017:

Categoria Cereja Descascado:

1º lugar: Fábio Protázio de Abreu (Espera Feliz)

2º lugar: Antônio césar Faria Neto (Espera Feliz)

3º lugar: Antônio da Silva Cassim (Eugenópolis)

Categoria Terras Baixas:

1º lugar: Antônio Laércio da Costa (São Sebastião da Vargem Alegre)

2º lugar: Vander Bernardino Spínola (Miradouro)

3º lugar: Ana da Penha Ribeiro Laviola (São Francisco do Glória)

4º lugar: Gilvan Vieira Santana (Divino)

5º lugar: Vilerson Ricardo Laviola (São Francisco do Glória)

6º lugar: Victor Lopes Alves (Carangola)

Categoria Terras Altas:

1º lugar: Vilma Cristina de Souza (Divino)

2º lugar: Maria Geralda Abreu de Lacerda (Espera Feliz)

3º lugar: Bruno Henrique Ribeiro (Divino)

4º lugar: José Alexandre Abreu de Lacerda (Espera Feliz)

5º lugar: José Luiz Viana (Divino)

6º lugar: David Gonçalves (Carangola)

 

Deixe um comentário

Outras Notícias