Search
Close this search box.

Sicoob Credisudeste e Sebrae: programa para melhorar atendimento e aumentar vendas

Comércio de Ervália participa de programa para melhorar atendimento e aumentar vendas

Melhorar o atendimento e aumentar as vendas. Este é o objetivo do programa voltado para comerciantes e seus funcionários de Ervália (MG) realizado pelo Sicoob Credisudeste em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde abril deste ano, mais de 300 empreendedores locais já passaram pelas capacitações.

O ponto alto do “Programa de Melhoria de Atendimento e Aumento das Vendas” foi o último dia 4 de outubro, com a realização da palestra “Marketing e práticas inovadoras de gestão e estimulo às vendas”. A proposta do evento é sensibilizar e orientar micro e pequenos empresários a adotarem um comportamento mais proativo nos negócios, no sentido de estimulá-los a buscar uma melhoria continua dos padrões de atendimento e aumento das vendas, em especial as de fim de ano.

A palestra abordou temas ligados ao cooperativismo, marketing e práticas inovadoras de gestão e estimulo às vendas. “A ideia é que, a partir dessa abordagem, os participantes possam se orientar sobre os desafios de se formar uma equipe campeã, capaz de se manter motivada e estimulada a alcançar seus melhores resultados”, destaca o analista técnico do Sebrae, responsável pela microrregião de Viçosa, Galvão Emerick.

Segundo Emerick, o conteúdo da palestra promoveu uma consciência coletiva da valorização do bom vendedor e estimulou os participantes a buscarem uma melhoria continua dos padrões de atendimento e vendas. “O grupo viu que atitudes individuais e coletivas afetam diretamente o resultado em vendas e como o planejamento da atuação da equipe de vendas impacta nos resultados da empresa”, completou.

Parceria

A parceria do Sebrae com o Sicoob Credisudeste visa a promoção do desenvolvimento econômico local por meio da capacitação dos micro e pequenos empresários e suas equipes. De acordo com Galvão Emerick, inicialmente as ações tinham foco somente em comerciantes associados à cooperativa de crédito, mas o programa acabou “transbordando” para toda a comunidade empresarial de Ervália.

“Isso comprova o papel do Sebrae e do Sicoob Credisudeste como promotores do desenvolvimento econômico local de forma indiscriminada e irrestrita. A cooperativa acreditou na nossa proposta de melhorar o ambiente de negócios a partir do acesso dos não-associados às capacitações”, expõe o analista técnico.

 

Mudança

A ideia de criar o “Programa de Melhoria de Atendimento e Aumento das Vendas” partiu da necessidade de inovação constatada entre os comerciantes de Ervália. No município que tem a cafeicultura como carro-chefe da economia, o comércio ainda era muito tradicional no atendimento.

Os participantes receberam 1h30 de assessoria do Sebrae e participaram de treinamentos para promoverem mudanças práticas e imediatas no atendimento.

“O comércio registra grande demanda local uma vez que os moradores não saem para comprar em outras praças, mas ainda era retraído em alguns quesitos, trabalhando com notinhas no arquivo e caderneta. Começamos um trabalho de base para melhorar o atendimento e obtivemos ótimo retorno dos comerciantes”, ressalta o gerente da agência do Sicoob Credisudeste de Ervália, Cássio Napoleão.

O proprietário da marca “Deligeli Sorvetes” e associado, Flávio Maciel Rigueira, sente a transformação no clima da equipe. Além da esposa e da filha, os funcionários das duas lojas de Ervália participam das capacitações. “Eles voltaram do curso de marketing e de atendimento muito empolgados e atualizados. A dinâmica do Sebrae é importante para os negócios e estamos dispostos a investir mais”.

A iniciativa do Sicoob Credisudeste e do Sebare replicou também nos negócios da cooperativa, explica Napoleão. “É um sucesso, pois aumentou a procura pelos nossos benefícios e estamos agregando novas pessoas para o nosso quadro de associados. Muitos estão utilizando a maquininha de cartão Sipag e adotando o nosso sistema de cobrança bancária por boletos”, conta o gerente de Ervália.

Outro reflexo do “Programa de Melhoria de Atendimento e Aumento das Vendas” na comunidade é a participação ativa das lojas do segmento agropecuário nos cursos e seminários em parceria com o Sebrae. “O vínculo desses associados com a cooperativa se tornou maior, estreitando o relacionamento até mesmo para participação nas feiras do Sicoob Credisudeste”, diz Cássio Napoleão.

A próxima etapa do Programa será um curso na área de marketing, ainda sem data definida. Além do comércio local, outras ações estão em planejamento voltadas para os produtores rurais.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias