Sicoob Credisudeste vai servir cafés do Caparaó aos cooperados

Uma parceria entre o Sicoob Credisudeste e a Associação dos Produtores de Pedra Menina (Aprupem), na região do Caparaó, vai garantir o abastecimento do indispensável “cafezinho” servido aos clientes em três agências da cooperativa. Inicialmente, o produto estará disponível em Espera Feliz (MG), Caiana (MG) e Dores do Rio Preto (ES), mas poderá chegar a outras unidades.

Oito cafeicultores associados à Aprupem vão disponibilizar duas sacas por ano ao Sicoob Credisudeste. A iniciativa da cooperativa faz parte das ações de empoderamento dos produtores de cafés especiais do entorno do Pico da Bandeira, que vêm se destacando em nível internacional por este tipo de produção.

Cafés campeões – Dentre os cafeicultores estão Afonso Donizete Lacerda de Abreu, do Sítio Forquilha do Rio (Dores), atual campeão do concurso “Coffee of the Year 2018– Melhor Café do Ano 2018”, na categoria arábica. A consagração do segundo título (o primeiro foi conquistado em 2016) ocorreu durante a Semana Internacional do Café (SIC 2018), de 07 a 09 de novembro, em Belo Horizonte.

Além dele, outros produtores da região tiveram apoio do Sicoob Credisudeste para participarem do evento. É o terceiro ano consecutivo, a cooperativa, em parceria com o Sebrae, mantém um estande para exposição dos cafés do Caparaó, além de provas e rodada de negócios.

Os cafeicultores representaram a região com 50 amostras de café no prêmio de qualidade, sendo 15 classificados para a final.

“A SIC é o maior evento de café especial do mundo e aproveitamos o momento para divulgar os grãos do Caparaó. A cooperativa é da região e os associados da Aprupem são também cooperados. Nosso foco está no desenvolvimento local e do próprio cooperado”, afirma o gerente de Negócios do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor.

Conexão Caparaó – Antes da caravana seguir viagem para a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, o evento da vez que reuniu produtores, baristas e apreciadores do café foi o “Conexão Caparaó 2018”, de 1º a 03 de novembro, no Armazém Caparaó, em Pedra Menina (Dores do Rio Preto).

O Sicoob Credisudeste se fez presente com um estande onde sentiu de perto o peso do mercado de especiais e a importância da aproximação com o seu público. Parte da equipe central e regional participou dos três dias do evento, em sua segunda edição.

O gerente da agência de Dores, Adnir César Júnior, destaca a relevância do ‘Conexão’ para a proximidade com os cooperados.

“Agrega no relacionamento com os cafeicultores. Aqui no município, eles são nosso público principal, e o café é a maior renda deles, sendo que o especial fomenta o turismo da região e mudou sua realidade nos últimos dez anos. O povo está vindo aqui conhecer os melhores cafés do Brasil”, disse.

Dentre os visitantes, estava o cafeicultor e associado de Alto Caparaó Alexandre Emerick, proprietário do Sítio Bela Vista. “A abertura de linhas de crédito do Sicoob Credisudeste é feita com menos burocracia. E o atendimento é mais personalizado”.

Outro cooperado presente era Júnior César, de Espera Feliz, que participou acompanhado dos filhos, Antônio César Faria Neto (22) e Maria Vitória de Oliveira César (13). Em 2017, a mãe do produtor, Sebastiana de Oliveira Faria, que foi a vencedora do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, categoria Cereja Descascado.

“O Sicoob Credisudeste nos dá uma ajuda grande, mantendo a gente na SIC e abrindo as portas para fornecer a marca de cafés da Aprupem, de cafés muito especiais, nas suas agências”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *