Search
Close this search box.

Superintendência de Ensino de Muriaé realiza II Feira Regional de Ciências

A 23ª Superintendência de Ensino de Muriaé realizou, na manhã de sábado (18), a II Feira Regional de Ciências, que reuniu alunos de diversas escolas. O evento aconteceu na Escola Estadual Professor Gonçalves Couto
Na ocasião, alunos de 23 escolas, de oito municípios, puderam apresentar trabalhos com temas variados englobando projetos científicos e tecnológicos de sua escolha.
“Nossa expectativa, durante o evento, foi mostrar ao público que a ciência faz parte do nosso cotidiano. Alguns trabalhos apresentados foram simples, mas podem promover ganhos satisfatórios se aplicados em nossa rotina. Estamos muito felizes em poder receber alunos das escolas que fazem parte da Superintendência de Ensino de Muriaé”, conta uma das vice-diretoras da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, Cláudia Cristina Garcia.
Paulo Marcelo Bianchi, biólogo e professor do Ensino Médio e Fundamental da escola anfitriã, foi orientador do grupo de alunos que ficou em primeiro lugar do Ensino Médio na Feira Regional.
“A proposta do trabalho apresentado foi inédita e partiu dos próprios alunos. Como estamos vivendo um momento de preocupação com a questão da sustentabilidade, os estudantes pensaram na questão da reutilização da água da chuva através do cálculo da superfície da cobertura da Escola utilizando técnicas eficientes e baratas. Uma das alternativas de reutilização seria na limpeza do prédio da Escola e até mesmo como água potável. Foram alguns dias e noites de pesquisa nas quais os alunos dedicaram-se por completo. Agora, esperamos poder concretizar o projeto e não deixa-lo somente no papel. Só tenho a agradecer pela dedicação de todos os alunos que participaram”, explica o professor que ficou emocionado ao ver que seus alunos conquistaram o primeiro lugar geral na II Feira Regional de Ciências.
Sandro Areal Carrizo, diretor da 23ª Superintendência de Ensino de Muriaé, disse que a II Feira Regional de Ciências visou estimular e incentivar a iniciação científica em todos os níveis das escolas.
“Os participantes foram alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, que participaram de Feiras de Ciências de suas escolas, onde os melhores trabalhos foram classificados para esta Feira Regional. Foi um evento que envolveu toda a comunidade escolar e também as famílias dos alunos. Muitas pesquisas que foram apresentadas podem trazer repercussão para a vida das pessoas e podem gerar até patente, como foi o caso de um aplicativo de celular que foi criado pelos alunos de forma inédita”, conta.
Juliano Nogueira, assessor pedagógico da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, disse que foi uma satisfação reunir os alunos com suas produções científicas. “Na feira, recebemos alunos de Santana de Cataguases, Miradouro, Vieiras, Barão do Monte Alto, Eugenópolis e demais municípios da região”, explica.

Escolas premiadas:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1º LUGAR: Reciclagem – E. E. Julieta de Oliveira Macedo (Muriaé)
2º LUGAR: Salve o Rio Muriaé – E. E. Padre Maximino Benassati (Muriaé)
3º LUGAR: Papel Reciclado – E. E. Antônio Viçoso Magahães (Muriaé)

Anos finais do Ensino Fundamental
1º LUGAR: Braço Mecânico – Antônio Viçoso Magalhães (Muriaé)
2º LUGAR: Manta térmica – Caixinha de Leite – E. E. Cel. Francisco Gomes Campos (Itamuri/Muriaé)
3º LUGAR: Composteira Orgânica – E. E. Padre Alfredo Kobal (Miradouro)

Ensino Médio
1º LUGAR: Sistema de Captação de Água da Chuva – E. E. Prof. Gonçalves Couto (Muriaé)
2º LUGAR: Tubo de Rubens – E. E. Prof. Orlando de Lima Faria (Muriaé)
3º LUGAR: Eficiência do Uso de Jogos Eletrônicos na Educação Infantil – E. E. Assis Brasil (Vieiras)

EJA
1º LUGAR: Cozinha Portátil – E. E. Maria Augusta Silva Araújo (Muriaé)
2º LUGAR: Motor Stirling – E. E. Maria Augusta Silva Araújo (Muriaé)
3º LUGAR: Composteira – CESEC Gov. Bias Fortes (Muriaé)

Deixe um comentário

Outras Notícias