Search
Close this search box.

Tudo de bom!

Se alguém perguntasse a qualquer brasileiro o que ele gostaria que acontecesse de diferente no Brasil a partir do Ano-Novo, tenho a certeza de que ele pediria o seguinte: tudo de bom. E o que seria tudo de bom? Certamente a resposta seria resumida em cinco pedidos, contados nos dedos de uma das mãos: paz, saúde, prosperidade, tranquilidade e um país melhor para se viver, ou seja, em pouquíssimas palavras, estaria aí o resumo de tudo que o ser humano busca no seu dia a dia: a felicidade completa.

Por certo, eu não saberia dizer se algum desses desejos é mais importante, até porque eles andam de mãos dadas e se completam. De que adianta, por exemplo, a prosperidade, se não tivermos a saúde para desfrutar dela. Há quem diz que riqueza não traz felicidade, mas ajuda. Também, não sei se ajuda tanto, pois ser, como dizem por aí, um super “abonado”, pode comprometer a paz e a tranquilidade, principalmente nos dias atuais, em que a nossa segurança é precária.

A infelicidade pode estar exatamente na busca exagerada do “ter”, quando o “ser” fica em segundo plano. Ser honesto, ser transparente, ser paciente, ser fiel aos princípios que norteiam a dignidade, ser complacente e ser amigo são qualidades que fazem bem e trazem a paz de espírito e a tranquilidade para viver.

Quanto a fazer um país melhor, na forma que todos sonhamos, apesar das falcatruas e da desonestidade de todos que o governa, depende da disposição de cada um de nós para transformá-lo. Trabalhar com dignidade, ir às ruas se for preciso, desde que seja com ordem, determinação e com a consciência de que a transformação depende de cada um. Se quiserem mudar o país, a gênese da mudança está na ação e na união de todos. Se começarmos a transformar o nosso meio, certamente, faremos a transformação que o país precisa.

No mais, a você, leitor, que me honrou pacientemente com a sua leitura durante todo esse ano, perdoando-me os erros e entendendo as incontestes limitações, não poderia deixar escapar essa oportunidade de lhe desejar, então, tudo de bom para o próximo ano que já se avizinha: saúde, paz, prosperidade e muita tranquilidade, para que possamos juntos e com o nosso trabalho digno, ter a esperança de poder viver num país melhor. Feliz Ano-Novo!

Deixe um comentário

Outras Notícias