Search
Close this search box.

VIVALDI WENCESLAU MOREIRA

Nascido em 28 de setembro de 1912

vivaldi wenceslau moreiraVivaldi Moreira, como é conhecido, nasceu no dia 28 de setembro de 1912 no município de Tombos do Carangola. Bacharelou-se em Direito pela Universidade do Brasil em 1937, no Rio de Janeiro. Dedicou-se ao jornalismo, sendo repórter e redator de importantes publicações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Em 1940, nesta capital mineira, foi redator da Revista Comercial de Minas Gerais e, depois, Diretor desta publicação.

Transferiu-se definitivamente para Minas Gerais na década de 40, onde foi Chefe do Gabinete da Secretaria de Finanças. Entre 1941 e 1947, exerceu o cargo de consultor jurídico da Associação Comercial de Minas, dirigindo-se também ao boletim da entidade. Durante dois anos, o ilustre companheiro publicou o Anuário Comercial e Industrial de Minas Gerais. Ainda em 1947, foi Chefe de Gabinete no governo Milton Campos. Em 1949, foi nomeado auditor do TCEMG, onde ficou até 1982, quando se aposentou após ter sido conselheiro e ocupado a Presidência de 1967-1970 e em 1980. Foi ainda Diretor da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais no governo de Francelino Pereira. Em 1959, sagrou-se membro da Academia Mineira de Letras, com votação surpreendente, vindo a se tornar Presidente vitalício em 1975. Para lá, doou cerca de 20.000 volumes de sua enciclopédia particular – uma das mais ricas e completas do estado. No ano de 1964, foi nomeado por Magalhães Pinto, Ministro do Tribunal de Contas.

Vivaldi não conseguiu estar afastado do poder público e, em seguida, participou da Comissão da Enciclopédia Brasileira e assumiu a direção de obras raras da Biblioteca Nacional de onde saiu para ser Chefe do Gabinete do secretário do Interior, no governo de Bias Fortes.

Algumas de suas obras publicadas são: Passagem para Meipe e Volta a Meipe; Doutrina e Decisões no Tribunal de Contas; Sociologia da Crise; Figuras, Tema, Formas; Daqui e Além; O Menino da Lata e o seu Cão Piloto; Memorial e Destempo; O Círculo dos Eleitos; Glossário das Gerais; Viagens.

Vivaldi Moreira, além de Presidente da Academia Mineira de Letras, também é membro das Academias Paulista de Letras, Alagoana, Sergipana, Piauiense, Espiritossantense e do Instituto Histórico de São Paulo.

Faleceu de morte natural na cidade de Belo Horizonte aos oitenta e oito anos de idade, deixando dezessete livros publicados.

Como justa homenagem, a Biblioteca Pública Municipal de Muriaé e o Auditório da Academia Mineira de Letras recebem o teu nome.

FORÇA INTERIOR

Vivaldi Moreira, 1939

“Sob o céu estrelado da madrugada,
Madrugada cálida, auroral, infinita,
Eu prometi a Deus e a mim
Vencer o mundo.

Uma oração convicta, piedosa e forte,
Eu proferi sob o Cruzeiro, que cintilava
Enchendo o espaço, o éter,
De pequeninas fagulhas de luz.

E Deus teve dó do crente
Buscando o arrebol para orar
E segredou-me uma lenda muito linda…
E a lenda zumbiu nos meus ouvidos.
Caminhei, cheguei.
E vi que a lenda era a verdade.”

Deixe um comentário

Outras Notícias