Search
Close this search box.

WANTUIL THEODORO RIBEIRO

Nascido em 25 de maio de 1925
Falecido em 07 de dezembro de 2009

wnatuil theodoro ribeiroWantuil Theodoro Ribeiro nasceu no dia 25 de maio de 1925 em Bom Jesus da Cachoeira Alegre, distrito de Muriaé, Minas Gerais. Era o mais novo dos doze filhos do casal, o pequeno fazendeiro Sr. Joaquim Mariano Ribeiro e Sra. Maria Theodoro Ribeiro.

Menino humilde, começou a aprender a ler aos nove anos de idade com uma professora que ia duas vezes por semana dar aulas na fazenda onde vivia. Aos treze anos, já havia lido toda a coleção de Júlio Verne, doada por Inácia Theodoro, filha de Francisco Theodoro, grande fazendeiro local e seu padrinho. Sua vida na zona rural durou pouco e foi sem muito entusiasmo, pois, além da leitura, nada ali o chamava atenção.

Percebendo a grande promessa de um estudioso no menino, Inácia pediu ao pai que lhe custeasse os estudos no Seminário de Mariana – MG, onde estudou como interno por nove anos. Lá, aprendeu filosofia, religião, latim, grego, francês, alemão, inglês e italiano; línguas que falava com facilidade. Enfim, tornou-se uma figura de grande cultura e de imenso valor moral e ético.

Muito religioso, pessoa devota e dedicada a Deus e a seus ensinamentos, teve, muitas vezes, dúvida se seguiria a vida de padre ou se sairia enquanto tivesse tempo para se casar e constituir uma família. E foi o que fez mais tarde.

Ficando dos quatorze aos vinte e três anos de idade neste seminário, foi para Belo Horizonte, no ano de 1949, já com dois cursos superiores: Filosofia e Teologia.

Na capital mineira, passou em primeiro lugar no vestibular de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais, formando-se nesta área. Morou por dezoito anos naquela cidade onde cursou também Aliança Francesa e Cultura Inglesa, formando-se em ambas. Fez, depois, o curso de Direito na mesma universidade, lecionando em diversos colégios e sendo um dos fundadores do famoso Instituto Champagnat, hoje, incorporado pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix.

Sempre almejou e se esforçou em levar às pessoas conhecimentos de tudo aquilo que aprendeu.

Em 1960, casou-se com Ângela Ticon, residindo na cidade de Almenara, Minas Gerais, onde trabalhou como advogado e como diretor do único colégio da cidade. O casamento não durou muito, pois, Ângela ficou gravemente doente vindo a falecer em 1962.

Veio, então, para Muriaé advogar e lecionar no Colégio São Paulo, onde se instalou provisoriamente,

Com o passar do tempo, o Professor Wantuil conheceu sua aluna Átia Mannarino, casando-se com ela no ano de 1964. Desse matrimônio, que perdurou por quarenta e seis anos, nasceram dois filhos: Patrícia Mannarino Theodoro Ribeiro Carreira, dentista, residente em Muriaé, casada com Sérgio Carreira, tendo como filhos Raphaela, Isabella e Henrique; e, Marco Antônio Mannarino Theodoro Ribeiro, médico angiologista e cirurgião vascular, residente em Volta Redonda – Rio de Janeiro, casado com Fabíola Lúcia do Carmo Silva Ribeiro, tendo como filhos Matheus, Guilherme e Ricardo.

Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, na qual lecionou por muitos anos. No ano de 1964, tornou-se titular das cadeiras de Francês e de Português, passando em primeiro lugar no concurso para ambos.

Lecionou na Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria por trinta anos, sendo também vice-diretor do turno noturno.

Advogou até o ano de 2002, quando, já aposentado como professor, viu-se forçado a encerrar também seus trabalhos como advogado, vítima de Mal de Alzheimer, o qual o acompanhou por nove anos até seu falecimento no dia 07 de dezembro de 2009, aos oitenta e quatro anos, deixando familiares, parentes, amigos e ex-alunos, muitas histórias para contar e muitas saudades. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Municipal de Muriaé.

Deixe um comentário

Outras Notícias