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2º Congresso Municipal de Educação discute sobre saberes e desafios

DSCN8669site“Discutir saberes, Despertar emoções, Enfrentar desafios”. Este foi o tema abordado e discutido durante o 2º Congresso Municipal de Educação. O evento, que foi realizado nesta quarta-feira (30), no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina, reuniu cerca de 700 profissionais de Muriaé e municípios vizinhos.

O congresso tem o objetivo de promover o encontro de todo o corpo docente e administrativo das escolas, capacitar professores e discutir ideias sobre práticas e pesquisas educacionais, visando oferecer um ensino de qualidade na rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária de Educação, Cristina Aquino, o congresso é importante para oferecer novas informações aos profissionais e proporcionar a troca de experiências entre educadores. “Nos tempos atuais, de mudanças e exigências, saber lidar com novas situações, saber se modificar e enviar conhecimentos, ter estratégias para resolver problemas, conviver em grupo e apontar soluções são características necessárias a todas as pessoas, dentro e fora da escola. O Congresso é também um momento propício para reflexão e conhecer os anseios dos nossos profissionais da educação”, destaca.

O prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, que estava em viagem, foi representado pelo chefe de Gabinete, Adellunar Marge. Impossibilitado de estar presente no evento, Aloysio gravou uma mensagem para os participantes, que foi exibida em vídeo.

Durante o Congresso aconteceram duas palestras. O professor Júlio Furtado e o professor César Nunes abordaram sobre “Educar para a humanização” e “O desafio de promover a aprendizagem e a avaliação significativa em sala de aula”.

Segundo o professor Júlio Furtado, hoje, o maior desafio encontrado pelos professores em sala de aula é romper com o modelo de ensinar/aprender que foi aprendido na escola enquanto eram alunos e conseguir reconstruir esse modelo com as exigências que a nova geração apresenta. “Não é que não ensinamos de outro jeito porque não queremos. Nós, professores, primeiro precisamos entender a forma de aprender e depois reconstruir esse paradigma do ensinar e aprender, para que possamos promover aulas, digamos, diferentes, ou como eu as chamo, significativas”, destaca.

Além das palestras, o Congresso contou com apresentações artísticas dos alunos da rede municipal de ensino.

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