Search
Close this search box.

47º BPM apresenta índices de criminalidade em Muriaé

47º BPM apresenta índices de criminalidade em Muriaé
Tenente-coronel Nazário, comandante do 47º BPM

Dados divulgados pelo 47º Batalhão de Polícia Militar apontam que a criminalidade diminuiu em Muriaé e nos municípios de abrangência da unidade em relação ao mesmo período do ano passado (1º de janeiro a 20 de setembro). Os índices foram apresentados à imprensa na manhã quarta-feira (23), durante o “Café com a Imprensa”, quando os profissionais foram recepcionados pelo comandante do Batalhão, tenente-coronel Cláudio Nazário.

Enquanto que de janeiro a setembro de 2014 a PM registrou em Muriaé 157 crimes violentos, este ano foram registrados 123. Em relação a roubos consumados, em 2015, os dados também apresentaram uma queda: são 97 este ano contra 116 no ano anterior. Em toda a área do Batalhão houve uma redução de 276 crimes violentos para 225.

Já os homicídios consumados registrados no ano passado contabilizaram 19, enquanto que neste ano, o número caiu para 12.

O único aumento que se deu está relacionado à apreensão de armas de fogo. Em 2014, de janeiro a setembro, foram apreendidas 107, e neste ano as apreensões subiram para 121. De acordo com a PM, a maioria das armas de fogo apreendidas na cidade é utilizada para o cometimento de crimes violentos, como assaltos e homicídios tentados e consumados. “Este aumento na apreensão de armas de fogo, ao mesmo tempo em que nos deixa aliviados, nos preocupa. Muriaé é uma cidade que tem, ainda, muitas armas circulando na sociedade. Isso pode nos trazer um desconforto, principalmente quando essas armas são utilizadas na prática de um homicídio e até mesmo de um roubo”, diz o capitão Machado, chefe da Seção de Planejamento e Emprego Operacional, oficial que explicou os detalhes dos dados à imprensa.

De acordo com o militar, a queda nos índices criminais é resultado do trabalho efetivo dos militares e ações para o combate à criminalidade, principalmente a violenta, como operações, força tática de recobrimento, integração com órgãos do sistema de defesa social, projetos de polícia comunitária, entre outros. “São ações que visam o bem-estar da sociedade, com trabalhos repressivos e preventivos. Os números são favoráveis. Houve, sim, uma queda. É possível perceber esta redução através de indicadores que trabalhamos não só no Batalhão, mas em todo o Estado. A unidade foi reconhecida na região como uma das unidades da Polícia Militar que atende a todos os indicadores”, destaca.

O 47º BPM é responsável pelo policiamento de 18 municípios e conta com um efetivo de 319 militares.

Deixe um comentário

Outras Notícias