A Lagoa da Gávea

Certa vez, conversando com um político, eu falava da necessidade de se fazer mais praças e áreas de lazer em nossa cidade, já tão asfixiada pelo trânsito e pela estreiteza de suas ruas. O político, insensível ao que eu falava, respondeu que o povo não tem tempo para ficar em praças e áreas de lazer, o mundo precisa é de trabalho. Nem me preocupei em explicar que a palavra trabalho tem a sua origem em um termo latino que se referia a um instrumento de madeira, feito com três pontas e que era usado nos processos de tortura. Trabalhamos sim, e muito, porque precisamos, mas o lazer é necessário para a recuperação do corpo e da alma. Dizem que até Deus, de muito pensar e trabalhar para construir este mundo “descansou” no sétimo dia. Por que não nós, frágeis seres de carne e osso…

Dia 21 do mês que passou, a nossa cidade recebeu mais um espaço para uso da população. Foram inauguradas as obras da Lagoa da Gávea, denominada oficialmente “Parque Vera Moreira Rodrigues”, uma homenagem à nossa saudosa Verinha.

As áreas adjacentes à Lagoa já vinham sendo transformadas em um espaço de lazer diferenciado em nossa cidade, há muito tempo. O então Prefeito Paulo Fraga teve a visão de desapropriar o grande espaço, onde foi implantado o Parque Marlière. Posteriormente, o Prefeito Paulo Carvalho construiu naquele local o “Parque Monteiro Lobato”, dotando o espaço de uma grande variedade de instrumentos de lazer para as crianças, incluindo brinquedos de madeira, pista para bicicletas, pistas para caminhadas e até um mini Jardim Zoológico (o que hoje já não seria aceito pois é condenável manter animais em cativeiro). Foi uma pena que algumas administrações tivessem deixado grande parte do local em abandono ou desfigurado um pouco os seus objetivos. A área toda, que também é integrada pelo “Parque de Exposições Agropecuárias e Industrial Lael Varella”, da nossa cidade, constitui-se em um dos maiores centros de lazer e de preservação ambiental do nosso Estado.

A Inauguração em dias passados do “Parque Vera Moreira Rodrigues”, vem complementar aquela imensa área de lazer, para benefício de toda a população. O Parque da Lagoa, como é popularmente chamado, ficou excelente. No último dia 29, feriado em nosso município, a frequência ao local foi muito grande. Pessoas caminhando ou correndo em volta da lagoa, famílias espalhadas pelo imenso gramado fazendo os memoráveis piqueniques e muitos, da idade minha, caminhando no ritmo que os anos permitem e a moderação aconselha, sob as sombras das árvores, desfrutando o ar puro e ameno da manhã. Lembrou-me, (guardando as devidas proporções em tamanho) a Quinta da Boavista, no Rio de Janeiro, nos finais de semana. Até que comportaria colocar na Lagoa da Gávea os barquinhos a pedal, chamados “pedalinhos”, para a diversão da garotada… e dos adultos.

O Parque da Gávea, precisa e deve ser conservado, não só pelo Poder Público, mas principalmente pela população que o frequenta. Notamos, pelo menos nesses primeiros dias de funcionamento, pessoas com cães sem a corda-guia, o que às vezes amedronta muitos frequentadores. Outro problema que deverá ser resolvido é o grande número de cães de rua no local que fazendo suas necessidades no gramado dificultam ou inviabilizam o uso dos gramados para a prática dos piqueniques e, de certo modo, comprometem a saúde das crianças que brincam na extensa grama do Parque.

As instalações sanitárias, também estão excelentes e vamos procurar conservá-las, pois afinal de contas são para o nosso próprio uso.

Parabéns à Administração Municipal e sua equipe pela excelente obra entregue à população. Vamos usá-la e zelar pela sua conservação. Afinal, o que é público, não significa que não seja de ninguém, pelo contrário, é algo que é de todos…

1 thought on “A Lagoa da Gávea

  1. Parabenizo grandemente ao nosso Prefeito, que tem a sensibilidade de dar prazer ao povo que trabalha , enquanto outros só querem que trabalham sem tem lazer !

    Essa é uma grande qualidade de nosso Prefeito que se se disponibiliza seu lindo sítio para lazer e eventos da sociedade de Muriaé!
    Parabéns Grego! Você é muito humano!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *