Search
Close this search box.

Alunos da Escola Gilberto José Tanus Braz são vice-campeões na etapa Regional do JEMG

Os alunos da Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz foram vice-campeões na etapa regional de futsal, módulo I, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que aconteceu na cidade de Além Paraíba.

Para chegar ao feito, os alunos se classificaram, primeiramente, na etapa municipal, disputando contra escolas de Muriaé. Ao todo, foram 13 garotos, de 14 anos, muito empolgados pela conquista inédita na história de sua escola.

Sebastião Fernando Vicente, responsável pela comissão técnica, que acompanhou os meninos, disse que a comitiva saiu na noite de 11 de julho até Além Paraíba para participar da etapa que englobou toda a Zona da Mata Mineira, reunindo os melhores atletas da região. “Acredito que eles vão longe. Espero que eles continuem no esporte e mantenham-se sempre unidos, pois o futsal os ajudou a construir uma grande amizade. Que esta seja apenas a primeira conquista de muitas outras que estão por vir. Gostaria de agradecer também aos outros adultos que os acompanharam: o treinador Cidinho, as funcionárias da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, Luciana de Lima e Raquel Ribeiro, que os acompanharam para cuidar da disciplina e dos horários”, disse.

Os alunos, inclusive já receberam um convite para participar da Copa Sesi, em Muriaé.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. Em 2017, 830 municípios se inscreveram no JEMG. Um recorde na história dos Jogos. As modalidades disponíveis no JEMG/2017 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, vôlei de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

As etapas do JEMG – A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é dividido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, com as competições de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

A 4ª e última etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, peteca,  vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, flag football, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, rugby, skate e tênis de mesa. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Números dos Jogos
Mais de 160 mil alunos
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.

Deixe um comentário

Outras Notícias